Como identificar um relacionamento tóxico?

O relacionamento tóxico pode ocorrer em qualquer tipo de relação: amorosa, familiar, profissional ou social. Veja os 7 sinais para poder identificar uma relação tóxica.

Tem crescido, cada vez mais, o atendimento a pessoas que sofrem com relacionamentos tóxicos. O que percebo na prática clínica, é que essa procura ainda se dá de forma lenta até chegar o pedido de socorro.

Continua após publicidade

Geralmente, quando uma das partes busca ajuda, costumo explicar que o relacionamento já está na UTI e, muitas vezes, entubado. Só a partir daí, vamos começar o tratamento.

É importante esclarecer que a relação abusiva não remete, exclusivamente, à violência ou à agressão física. Há diversas formas de violência, tais como psicológica, emocional, financeira ou sexual. Lembrando que pode ocorrer, ainda, em qualquer forma de relacionamento, como por exemplo, relação amorosa, familiar, profissional ou social.

Mas pensando em ajudar os leitores a identificar um relacionamento abusivo ou tóxico, tentarei explanar alguns sinais. Afinal, nem sempre é tão fácil identificar a toxicidade de uma relação, pois somos condicionados a nos acostumar com tudo que vivemos: o que nos faz bem e o que nos faz mal.

Como identificar um relacionamento tóxico: 7 sinais

  1. O parceiro ou parceira nunca assume a responsabilidade por nada. Ou seja, em todas as brigas e divergências, essa pessoa tóxica vai sempre tender a dizer que as reações dela são culpa do outro.
  2. Relacionamento tóxico não permite que haja espaço para o autocuidado. Se você identifica que não tem tempo próprio, não pode cuidar de si mesmo, isso também pode ser um sinal de alerta. Veja como você se trata e aí você entenderá como tem se permitido ser tratada.
  3. Brigas construtivas existem entre casais saudáveis. Casais saudáveis estão abertos a se comunicar. Portanto, alerta para aqueles silêncios constantes e frequentes, os quais parecem mais que você tem sido ignorada ou vive numa peça teatral de um monólogo. Sinal de alerta aqui.
  4. Sensação de exaustão mental e física. Sim, relacionamentos tóxicos sugam a sua energia e são capazes de adoecer o seu corpo e a sua mente.
  5. Excesso de críticas. Aqui, muito cuidado com o envelopamento disso, ou seja, muitos chamam de cuidado com o outro. A dica aqui é pensar: qual medida é esse cuidado? Sufoca? Ache o limite. Preste atenção.
  6. A pessoa tóxica tem um comportamento típico de culpar aos outros por todo problema ou intercorrência que acontece a ela. Ou seja, alguém com dificuldade de enxergar a autorresponsabilidade.
  7. Relacionamento saudável é parceria (cumplicidade). Então, se você sente que fica sobrecarregada e faz todo trabalho da relação, fica um alerta.

Você se identificou com alguns dos sinais?

Então, quem sabe está no momento de você repensar e refletir concretamente sobre essa relação. Sugiro que você compreenda e enxergue quem é você nesta relação e o que ela representa na sua vida!

Continua após publicidade

Valorize mais a sua saúde psicológica, emocional e física. Essa tríade é fundamental para o seu bem-estar. Agora siga.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online