Para poder lidar com o sofrimento emocional: somente o autoconhecimento pode nos levar a compreender os mecanismos da mente e do ego
Uma das coisas mais confortáveis para o ego é cultivar ilusões. Ele recria a realidade de acordo com suas expectativas e a vida passa a ser uma espera permanente para que elas se materializem. Quando isso não acontece, a raiva, o desespero, a frustração e o sentimento de vítima se tornam o padrão emocional vigente.
Mas logo novas ilusões serão criadas porque é difícil para o ego aceitar limitações e enxergar que não é na satisfação efêmera de desejos, que reside a felicidade. Para alguns, a consciência desse fato virá pelo cansaço do sofrimento, para outros, no entanto, ela pode nunca acontecer.
Como lidar com o sofrimento emocional
O fato é que somente o autoconhecimento pode nos levar a compreender os mecanismos da mente e do ego, para nos manter prisioneiros de seus padrões de pensamento negativos. Observar nossos desejos e tristezas, é a chave para iniciar a jornada.
Compreender que somos nós o comandante da mente e não o contrário, e que podemos reverter os seus paradigmas, é o que nos trará a possibilidade real de experimentar alegria e paz interior.