Para motivar sua capacidade de aprender (learnbility) renovada, é preciso se conectar à sua Criança Natural, que é sempre movida pela curiosidade
Uma das maiores habilidades que podemos desenvolver atualmente, é nossa capacidade de continuar aprendendo todo o tempo.
Uma criança ao nascer, e até aproximadamente 12 anos, tem essa neuroplasticidade em evidência, o que a torna apta naturalmente a qualquer tipo de aprendizado. Com o passar do tempo, seu cérebro vai adquirindo caminhos e conexões que vão sendo reforçados (pela repetição) e se transformam em vias rápidas de resposta ou reações condicionadas. É como se ficássemos viciados em comportamentos-padrão e deixássemos de estimular a abertura de novas vias.
Porém, nossa Criança Natural, através da curiosidade, é capaz de buscar e criar infinitas alternativas. Basta não se preocupar em “acertar” sempre, não querer agradar, e sim confiar (Pai protetor/nutritivo) em sua capacidade de lidar com o que quer que venha como novo desafio.
Nosso Adulto (racional), também nos oferece dados da realidade objetiva que podem orientar novas ideias. Dessa forma, com um diálogo interno entre esses três lados, e uma atitude intencional direcionada para o novo, mantemos nossa capacidade de aprendizado tão jovem quanto a de um bebê.
Para tudo isso acontecer e não nos apegarmos a falsas ilusões de controle do passado, é preciso ter a consciência de nossa própria responsabilidade em cocriar nossa vida e mantê-la saudável e próspera.
Tudo que se diz pronto já está morto. Vida é movimento, é fluidez. Não envelheça.
Aprender, desaprender e reaprender é a chave para a juventude!