Como orientar minha filha a fazer escolhas saudáveis?

Uma boa autoestima é um dos alicerces que ajudará a sua filha a fazer escolhas saudáveis no decorrer da sua vida

E-mail enviado por um leitor:

“Como orientar minha filha para que ela possa fazer escolhas saudáveis no decorrer da sua vida? Isso tem relação direta com a autoestima?”

Resposta: O aprendizado para escolhas saudáveis começa desde muito cedo e cabe aos pais orientar sobre o que é uma escolha.

Continua após publicidade

Na verdade, quando a criança começa a poder fazer escolhas, ela começa a ficar mais segura e a autoestima fica melhor.

Uma criança com boa autoestima é aquela que sabe e conhece as suas fraquezas e os seus pontos fortes. É uma criança que aprendeu a se controlar em determinadas situações. Ou seja, se a criança tiver uma boa autoestima, ela se sentirá mais segura e isso poderá ajudá-la no seu autocontrole emocional e não irá precisar chamar a atenção.

Todo o aprendizado desde criança, é para que quando adulta, possa tomar decisões saudáveis. Por isso, ajude a sua filha a tomar decisões desde muito cedo. No entanto, não deixe ela tomar certas decisões. Ou seja, como adulta você ainda têm e terá de tomar algumas decisões e não deixar tudo na mão dela; pois isso é muito estressante para uma criança. Deixe que ela comece aos poucos a tomar as decisões de acordo com o desenvolvimento e a idade dela.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.

Continua após publicidade