Como parar de se preocupar com os problemas  

Pare de se preocupar. Dissolva esse hábito negativo. Entenda que preocupar-se é ocupar-se previamente com algo que ainda não está acontecendo.

Você perde tempo e energia. E, se o acontecimento se der, você  estará sem a energia necessária para saber lidar e superar, pois a energia foi desperdiçada antes do tempo. E, muitas vezes, nem acontece o que você temia. Apenas criou sofrimento desnecessário.

Como disse o escritor Eckhart Tolle:” Se sua mente carrega uma carga pesada do passado, você experimentará ainda mais desse sentimento negativo. O passado se perpetua através da falta de presença. A qualidade de sua consciência neste momento é que molda o futuro”.

Continua após publicidade

Portanto, se nossa mente está presa a lembranças do passado ou ideias e expectativas do futuro, não estamos tranquilos, estamos vivendo de ilusões, pois a vida acontece no aqui e no agora.

Seguir a respiração e sorrir ajuda a parar de se preocupar

De vez em quando, ficamos inquietos e essa inquietude e insegurança não vão embora. Nessas ocasiões, é muito eficaz se sentar quietamente, seguir a respiração, sorrir um meio sorriso ou um belo sorriso e fazer a prática que nos ensinou o Mestre Zen Thich Nhat Hanh:

Inspirando acalmo meu corpo e mente
Expirando eu sorrio
Residindo no momento presente
Eu sei que este é o único momento.

Esse treinamento é como um ato de amor por você, porque pode gerar sentimento de alegria e tranquilidade. Ao liberar a tensão do corpo com a respiração consciente, você está cuidando de seus sentimentos e emoções. Está se abraçando, se perdoando, fazendo amizade com você mesmo.

Continua após publicidade

Essa prática sempre me ajudou muito e gostaria que você sentisse também o poder de respirar e sorrir. Você pode repeti-la mentalmente a qualquer momento, ou pode se sentar por alguns minutos.

Ao inspirar, naturalmente, sinta: estou ciente do meu corpo.
Ao expirar: eu liberto-me de tensões no corpo e mente.

Experimente e sinta como vai se sentir melhor, dissolvendo a ansiedade, que não leva a lugar nenhum. Apenas desgasta e adoece você.

Inspirar acalma… como beber uma água e sentir seu frescor te envolvendo

O efeito da frase Inspirando acalmo meu corpo e mente é como beber um copo de água gelada e sentir o frescor o envolvendo, Ao inspirar e mentalizar essa afirmação, sinta a inspiração acalmando seu corpo e mente.Reconheça as tensões e permita–se relaxar.

Continua após publicidade

O sorriso tem um efeito muito grande. Quando repetir mentalmente Expirando eu sorrio, permita que o sorriso relaxe os músculos de seu rosto, relaxe seu sistema nervoso. O sorriso pode lhe ajudar muito na sua vida diária e ser um instrumento para criar paz e alegria interior.

Ao repetir Residindo no momento presente, não pense em outro lugar, nem no futuro nem no passado. Sentado onde estiver, saiba onde está.  Precisamos dissolver a nossa tendência de nos transportar para o futuro em vez de nos estabelecer no agora. Isso é muito importante!

O único momento que existe é o agora. Ao se libertar do passado e do futuro, automaticamente, você melhora a qualidade do momento presente

Pare de adiar a vida. Além de ser uma fonte de tristeza, medo, insegurança, e depressão, isso impede você de desfrutar plenamente a sua vida. Portanto, lembre-se de treinar muitas vezes essa técnica. Perceba como vai lhe ajudar a ser e estar no momento presente, consciente do aqui e agora.  Vivenciando que o único momento de estar vivo é no momento presente.

Quando repetir mentalmente Eu sei que este é o único momento, saiba que a tarefa mais essencial é saborear o momento presente. Acalmando, sorrindo, momento presente, único momento. Espero que você pratique e experimente como esse simples treinamento pode transformar você, cada dia um pouco mais, lhe trazendo serenidade.

Durante nossas atividades, no trabalho, na cozinha, nas tarefas de casa, meditando sentado ou andando, podemos praticar o sorriso.  Se por acaso, você achar difícil sorrir, reflita o porquê disso. Sorrir significa que estamos sendo gentis conosco, sendo nós mesmos, que estamos tendo o poder sobre nossas emoções e nossa mente.

Mesmo a vida sendo difícil, é preciso sorrir. Devemos tentar. Não podemos deixar que as angústias, dores, amarguras, decepções e tristezas nos dominem. Temos que mudar o canal da dor como mudamos um canal de TV que não gostamos. E, como ensina o Yoga, devemos nos divorciar da dor, principalmente dessas dores da alma. Temos que ter resiliência para superação e recobrar nossa soberania interior.

Entenda que estar presente nas ações, não é se alienar dos compromissos e da realidade.  Devemos nos programar para o futuro com sabedoria e inteligência emocional, mas sem ficarmos presos nas armadilhas da mente, com preocupações e expectativas negativas do futuro ou culpas e arrependimentos do passado. Aprender com os erros e seguir em frente.

Este é o mais básico tipo de trabalho pela paz. É muito importante tanto um sorriso de uma criança como de um adulto. Se formos capazes de sorrir, em nossa vida diária, de ficarmos mais tranquilos, não apenas nós, mas todos os demais à nossa volta serão beneficiados.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.