por Milena Liste
"Tenho 17 anos, reeduquei minha alimentação por conta própria, troquei os alimentos por integrais, mas de vez em quando como um doce. Treino há dois meses e meio. Eu emagreci muito por conta da minha alimentação, agora estou aumentando a quantidade para obter outro resultado, que é o aumento de massa muscular. Não uso nenhum suplemento. Quero saber como posso aumentar minhas medidas de coxa e quadril mais rápido. Faz um mês que faço agachamento no smith e avanço no step. Antes do treino, como batata doce ou tapioca, e meu pós-treino, por conta do horário, vai junto com minha janta: quatro claras e uma gema."
Resposta: Parabéns pelos seus resultados e força de vontade.
Agora que você aumentou sua ingestão calórica, que tal realizar aulas de spinning (Bike class) ou corrida com curta duração e alta intensidade? Por exemplo, 5' aquecimento no trote e 10 tiros de 100m com 2' de descanso ativo – caminhando)? Esse tipo de estímulo se chama potência anaeróbia e tende a hipertrofiar coxas e gluteos…
O que é potência anaeróbica?
Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com que o trabalho é realizado, também pode ser entendida como sendo a força multiplicada pela velocidade. Transformando este conceito da física para o ser humano, significa realizar exercícios em alta velocidade num menor intervalo de tempo possível, como por exemplo: aulas de spinning ou bike class, tiros na corrida entre outros. O que vai contar é a rapidez da execução do exercício.
Esse tipo de trabalho requer um estímulo anaeróbio, isto é, movimentos acima de 80% da frequência cardíaca do "atleta", utilizando como fonte de energia predominantemente a glicose – e não utiliza a gordura como fonte primária de energia.
A potência traduz para o corpo, num médio prazo, definição muscular associada à hipertrofia muscular (aumento de massa muscular), agilidade e destreza.
Esse estímulo de exercício deve fazer parte numa fase do programa, ou seja, realize por um tempo, intercalando com outras atividades.
Porém, não interrompa o treino de musculação.
Realize por 8 semanas e veja os resultados. Tire as medidas da coxa alta, próxima à virilha, com uma fita métrica no início e depois de 8 semanas.
Bons treinos!
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.