Para preparar uma lancheira saudável que agrade as crianças, você vai precisar da ajuda delas; preparações caseiras são uma boa opção
Volta às aulas batendo à porta e você já pensou na lancheira?
É sempre um assunto bastante discutido porque agradar crianças nunca é uma missão fácil. Por isso, é importante que ela participe do processo de escolha das opções e que os pais usem esse momento para apresentar novos alimentos e sabores.
Dar prioridade a preparações caseiras é uma boa regra. Ao invés de comprar o bolo do pacotinho, faça um bolo simples que pode ser preparado em forminhas de cupcake para facilitar o consumo e o congelamento que facilita bastante a organização.
Os biscoitos, tipo cookie ou polvilho também podem ser preparados em casa com receitas simples.
Ter uma fruta nessas escolhas é superimportante, mas confesso que é um dos pontos que precisam ser bem negociados. Quem nunca passou pela situação de mandar a fruta e ela voltar inteirinha na lancheira? Por isso, peça para a criança escolher as que mais gosta, e se tiver muita resistência, faça experiências de prova cortando em formatos diferentes, em salada de frutas ou picolé caseiro… para que assim o pequeno (a) tenha contato com o sabor.
Evite néctares ou água de coco industrializados cheios de aditivos alimentares que não fazem bem à saúde e com um percentual de suco muito baixo, de 20 a 30%. Se a opção for pela caixinha, preste atenção se é somente suco. E claro que a melhor opção é o suco fresco de casa.
Enfim, mão na lancheira e vamos começar mais um ano letivo!