Como se libertar do sofrimento da mente

Para se libertar do sofrimento da mente, é preciso se apoiar no seu Ser interior, no momento presente, e não desejar controlar as circunstâncias; entenda

O que causa sofrimento nas pessoas? São seus próprios pensamentos e dúvidas. São suas próprias ondas de diferentes tipos de pensamentos. Esse mundo inteiro está sob o controle de seus próprios pensamentos.

Quando alguém está sob o controle da mente, a mente inventa uma ideia e quer realizar essa ideia sem pensar nas consequências boas ou ruins que acontecerão em seguida. Assim, ele se torna sujeito à lei de causa e efeito. Portanto, é necessário, não ser dominado pelos caprichos, armadilhas e desejos da mente.

O sofrimento vem do desejo de controlar as circunstâncias

Por que, às vezes, as pessoas sentem-se tristes e desanimadas? Porque são controladas pelos cinco sentidos de percepção: ouvir, ver, sentir, saborear e tocar. E, a tendência dos sentidos é olhar para o mundo exterior. Elas querem também controlar as circunstâncias, os outros e as coisas. Isso gera insatisfação, depressão, tristeza, pois somente podem aprender a controlar os seus sentidos e suas próprias mentes. Não compreendem que os sentidos, os desejos, a mente insatisfeita as estão controlando. Têm a ilusão que realizando todos os desejos dos sentidos e da mente irão ser felizes. Mas é uma percepção errada. Os sentidos têm necessidade de controle. Eles formam o ego negativo que quer todo o crédito para ele.

A Filosofia do Yoga nos ensina que todos que estiverem procurando a felicidade nos desejos dos sentidos e da mente, não alcançarão a realização nem o propósito da vida. Esses desejos insatisfeitos se transformam em raiva acumulada, frustrações, decepções.

Continua após publicidade

O yoga nos ensina como devemos usar os nossos sentidos

Siga a filosofia do Osho do “momento a momento”, a felicidade é o presente

Treine estar presente nesse momento. Procure não ficar lembrando-se de associações e lembranças passadas. Liberte-se das expectativas de ansiedade e de preocupações do futuro. Apenas comece a ficar presente nas suas atividades. Comece a ficar livre do apego dos sentidos que fazem todos seus pensamentos, palavras e ações.

Cultive o desapego do consumismo. Contemple antes de comprar algo, se realmente precisa, se é uma necessidade básica ou apenas futilidade. Se vai lhe trazer felicidade ou apenas dívidas, inquietações e mais apegos desnecessários.

Observe seus pensamentos. Entenda que somente pode sentir o que pensa. Cultive pensamentos e sentimentos positivos que lhe fazem sentir tranquilidade e bom humor. Sorria mais. Agradeça mais. Fique determinado a afastar os pensamentos de ansiedade, preocupação, mágoas.

Descubra seu poder no seu interior. É sua escolha. Você pode fazer o que quiser para o seu bem. Cada experiência pode ser purificada pela luz do Ser interior, a fonte de toda alegria e entusiasmo dentro de você.

Vivencie sentir seu apoio interior no momento presente

Quando você sentir falta de alegria, volte-se para dentro. Experimente por alguns minutos. Fique em uma postura confortável. Feche seus olhos gentilmente. Fique consciente da respiração. Ar entrado e saindo. Sem forçar a respiração. Acompanhe o ritmo natural da respiração. Permita que ela lhe acalme. Apenas fique presente. Sem se dispersar, vivencie o momento.

A respiração está intimamente ligada à mente. E, cinco minutos de respiração tranquila, natural, consciente, de olhos fechados, é capaz de mudar seu humor, limpar sua mente do negativismo, e de trazer paz interior. Experimente e sinta como funciona.
Abra os olhos gentilmente. Sinta que você está alinhado com a energia divina. Sinta-se apoiado em seu próprio Ser. Fique presente, com a luz interior, enquanto se movimenta e age com determinação e firmeza.

Nunca se sabe quando haverá dificuldades, momentos desafiantes, carências, doenças. Portanto, se você descobrir esse caminho, essa maneiras de sentir o apoio e conexão com seu centro de luz e força, você não se sentirá perdido, e sim com fé e coragem para superação.

Muitas pessoas quando têm momentos difíceis choram a noite toda ou por muito tempo. Ficam desesperadas, procuram remédios, terapias, pois pensam que não há um apoio interior. Mas, podem-se voltar para dentro e descobrirem esse apoio, a força, a própria coragem, a confiança iluminada pelo Ser interior.

A falta de reconhecimento do seu próprio Ser é a pior fraqueza. É a fonte de todos os tipos de dor. Enquanto, não reconhecem o próprio Ser, Deus que habita dentro delas, elas não entendem o mundo. Não veem que Deus existe no mundo, pensam que Deus é injusto ou que estão abandonadas.

Precisam descobrir que dentro delas existe um tesouro que é acessível. Para entrar nesse canal espiritual, é necessário cultivar virtudes e qualidades como compaixão, bondade, paciência, generosidade, entusiasmo, aceitação.

Quando seu coração é despertado por essas virtudes, surge a gratidão. Permita abrir seu coração. Toda vez que seu coração está desperto, você experimenta momentos sem limitação, sente alegria e bem-estar.

Permita-se, esteja receptivo, aberto à boa sorte, ao positivismo…

Quando você abre seu coração para as boas qualidades, você sente: “Meu destino está aberto. Estou experimentando minha boa sorte. Meu destino é bom”. Sinta e pense assim que sua vida está iluminada de positivismo, abundância e gratidão.

Kabir, um grande santo yogue disse: “Cantem o Nome de Deus. Vivam em paz. Vivam juntos em harmonia. Vocês pertencem ao mesmo Deus, à mesma verdade. Não briguem, não se odeiem. Amem-se uns aos outros. Amem-se”.

Encontre esse amor dentro de você. Comece se amando mais, se aceitando, se respeitando. Sinta que você é amado, apreciado, protegido pela luz interior. Expanda esse amor para os outros, para a natureza. Encontre esse amor ao seu redor. Quando você olhar para as pessoas, quando as ouvir, falar, pensar, que haja amor. “Não é o quanto fazemos, mas o quanto de amor colocamos naquilo que fazemos”.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.

Continua após publicidade