Como vencer o ego negativo

O caminho para vencer o ego negativo, é fazer o melhor que puder, o possível, se doando… mas sem se exaurir, sem cobranças, com paciência, delicadeza, boa vontade, perseverança, determinação e alegria; entenda

Para brilhar na sua vida, nos estudos, no seu trabalho, nos seus relacionamentos, você precisa vencer o ego negativo e desenvolver um ego positivo, confiante. Precisa desenvolver suas habilidades, seu potencial, sua boa autoestima e autoconfiança.

Não fique submisso diante dos entulhos psíquicos que se acumularam na sua mente. Não aceite ser dominado por conflitos emocionais e emoções descontroladas que afetam sua qualidade de vida. Reaja! Controle a ansiedade e os medos que destroem seu prazer de viver e sua alegria.

Vencer o ego negativo: você decide o que vai ser

Você tem o direito de ser livre dentro de si mesmo, ser o autor de sua própria história, comandando seus sentidos, sua mente e suas emoções. Pode quem pensa que pode! Acredite! Você pode escolher o que pensar e realizar seus ideais, sonhos e metas.

Para vencer o ego negativo você não pode permitir que dramas imaginários, sentimento de culpa, raiva, negativismo, falta de confiança em si mesmo e na vida o dominem, porque esses padrões psíquicos negativos irão se alojar no seu subconsciente e farão parte de sua personalidade. Esse lixo mental alimenta o ego negativo e isso se torna um ciclo vicioso, gerando pânico, depressão, tristeza, falta de entusiasmo.

Você precisa aprender a identificar o ego negativo para enfrentá-lo. O ego negativo não suporta críticas e, muitas vezes, nem os bons conselhos. Não aceita desafios, perdas nem frustrações. Isso cria medos, fobias, inseguranças. Está sempre se defendendo, competindo, discutindo, discordando, criando conflitos sem necessidade.

Continua após publicidade

Quando o ego negativo está no comando

Falar alto demais, se cobrar muito, se oprimir, exigir muito dos outros, buscar o perfeccionismo: são sinais de que o ego negativo está no comando

Observe quando você está falando alto demais, exigindo perfeccionismo dos outros e de você mesmo, se sentindo irritado, ansioso, nervoso, impaciente, apressado. Entenda que, ao se sentir assim, quem está lhe comandando é o ego negativo.

Por detrás do ego negativo, estão alojados no subconsciente: a raiva acumulada, os desejos insatisfeitos, sentimentos de culpa, impaciência, frustrações, mágoas, que criam as doenças que chamamos no Yoga de doenças da alma como a depressão, o pânico.

Maior parte dos medos é imaginária

Antes de praticar Yoga, eu me sentia dentro de uma prisão interna criada pelos medos imaginários, pela turbulência dos pensamentos. Com as práticas do Yoga, relaxamento e ensinamentos do Yoga sobre como lidar com a mente, compreendi que a frustração de não realizar meus ideais e meu potencial era pior que meu medo de enfrentar os desafios.

Decidi me libertar dessa prisão que eu mesma tinha construído desde a infância e adolescência. Entendi que não era vítima e precisava romper os grilhões do medo que me paralisavam. Em vez de esperar por um milagre, de querer que alguém me curasse, decidi reagir e ser guerreira. Estudei muito sobre a mente, e com a ajuda diária da Meditação, da Hatha yoga, fui cultivando pensamentos positivos, tendo consciência corporal e da minha mente, e assim, comecei a enfrentar a batalha contra a mente negativa.

Frases poderosas que podem te ajudar

Foi uma longa e gratificante caminhada, com muita determinação, entusiasmo, disciplina. Cada dia, eu ia melhorando um pouco mais, substituindo pensamentos negativos pelos seus opostos. Sempre me ajudou muito a repetição mental do mantra Om Namah Shivaya, que significa Eu honro Deus que habita em mim. Também a mentalização de frases poderosas me ajudaram a eliminar os pensamentos negativos e purificaram a minha mente. Afirmações como: “Eu sou a presença de Deus em ação”. “Eu sou forte, forte, forte, faço parte de Deus, Deus é força e estou plena de força”.

Eu comecei a me amar mais, me aceitar, a ter autoconfiança, gratidão e alegria interior. Descobri minha própria força e coragem. Eu melhorei tanto que senti o dever de me tornar Professora de Yoga. E nessa sublime profissão, fui desenvolvendo minhas habilidades, meus dons e potencial. Foi uma benção transmitir a Filosofia do Yoga, com ensinamentos tão sábios para transformar as pessoas para melhor em todos os sentidos.

Eu me formei em Letras Português-Inglês, e ensinei Inglês, por alguns anos. E, desde criança, queria ser professora. Mas me realizei realmente como Professora de Yoga e Meditação.

Fiz vários cursos de Yoga no Brasil e nos Estados Unidos. Aprendi muito, li excelentes livros e pratiquei muito para ensinar. Consegui meus diplomas, e ensinei Hatha Yoga, Meditação e a Filosofia do Yoga por 30 anos. Além de ajudar a muitos alunos e alunas, eu me curei ensinando aquilo que eu mesma precisava aprender. Sou realizada por ter vencido meus medos e ter cumprido meu dharma, meu dever, de ser útil e ajudar a tantas pessoas a se libertarem e serem mais felizes.

Comecei a escrever artigos de Yoga, e sobre a mente em meu site de Yoga, E, fui convidada há mais de 15 anos para escrever para o site Vya Estelar para minha Coluna. Tem sido muito gratificante, e sou muito grata por transmitir os transformadores ensinamentos do Yoga, como Meditar e cultivar a saúde do corpo, da mente e equilíbrio das emoções.

Seja guerreiro da Luz e vença a si mesmo

Se eu consegui vencer, você também pode conseguir. Descubra sua própria coragem e força interna. Seja guerreiro da Luz e vença a si mesmo. Entenda que seu único inimigo é o ego negativo e que a única batalha que deve ser travada é contra esse ego negativo que nos escraviza e limita.

Faça o melhor que puder, no seu dia a dia, sem cobranças, com paciência, boa vontade, perseverança, determinação e alegria. Aceite o que não pode ser mudado. Tenha a coragem de mudar o que pode ser mudado. Adquira a sabedoria para distinguir o que precisa aceitar e o que deve mudar.

Para ter paz no seu coração, não brigue com a vida, nem com você mesmo. Tenha entendimento de que você colhe o que planta. Procure plantar as sementes do bem e colha os bons frutos da vida!

Namaste! Deus que habita em mim reverencia e agradece Deus que habita em você! Fique em paz!

Continua após publicidade

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.