Conquiste uma mente amiga

Como alcançar o autodomínio, superar o desencorajamento e ser mestre da sua própria mente?

Muitos de nós, que somos buscadores, queremos saber qual o propósito da vida. “E, nos perguntamos: “Quem sou eu? Por que nasci? Aonde devo ir?” Para investigar algo tão profundo como a vida, precisamos de uma mente clara e tranquila.

Continua após publicidade

Uma das grandes metas do Yoga é aprender a lidar com a mente, perceber a batalha que travamos com a mente, os diálogos com ela, o constante esforço para afastá-la de pensamentos destrutivos e de fantasias alucinadas.

Uma mente sem controle divaga em constante distração, com dúvidas, mil pensamentos, tagarelice, julgando em constante agitação. Isso cria ansiedade, medos imaginários e muito sofrimento inútil.

Só existe um dia, o dia de hoje

A mente ansiosa não tem foco no momento presente. Ela nos arrasta para as lembranças tristes do passado ou expectativas, quase sempre negativas, sobre o futuro. Quando deixamos a mente nos conduzir para onde ela quer, nós ficamos presos nas armadilhas da mente. A mente pode nos perturbar, tirar nossa paz, nos exaurir e nos deixar em um beco sem saída.

Continua após publicidade

Portanto, a mente pode ser amiga ou inimiga, tranquila ou neurótica. E, acredite a escolha é sua. É sua opção. É você que torna a mente amiga ou sua pior inimiga. É você que pode escolher o lado bom da mente ou o lado sombrio e negativo da mente.

Minuto a minuto, pensamento a pensamento, a mente molda sua vida, seu destino. Você é o criador do estado de sua vida. Dessa maneira, você precisa conquistar uma mente focada, calma, purificando a negatividade, a raiva acumulada, dissolvendo a inquietação e ansiedade.

Como alcançar o autodomínio, superar o desencorajamento e ser mestre da sua própria mente?

A Filosofia do Yoga nos ensina que devemos ter disciplina, autoesforço, observar a mente, ter vigilância sobre os pensamentos. Cortar os pensamentos negativos na raiz, substituindo-os, imediatamente, por pensamentos opostos e positivos. E, dessa maneira, dia após dia, seguir conquistando a tranquilidade mental.

Continua após publicidade

Precisamos fazer as pazes com nossa mente diariamente. Parar de nos culpar, parar de fazer a autossabotagem. Não nos diminuir ou nos desvalorizar. Descobrir nossas qualidades, nos aceitar, nos amar e mudar o que precisa ser mudado.

O Yoga compreende o poder que a mente tem sobre nós. É a mente que decide seguir ou não as nossas resoluções. Ela exerce escolhas o tempo todo. Ou nos trapaceia ou nos faz buscar a luz interior.  Ela é muito poderosa e pode nos influenciar a tal ponto de criar fobias, pânico, depressão, sofrimento sem fim.

A mente é plena de emoções que não controlamos. E, se não a educarmos e a adestrarmos, ficamos como joguetes nas mãos da mente negativa, nos conduzindo sem escalas para a dor dos medos imaginários, dos desejos incontroláveis dos sentidos, dos pensamentos obsessivos, ciúme doentio, baixa autoestima, insônia, estado depressivo ou ansioso.

Há muitas técnicas para trazer serenidade à mente. É bom experimentá-las e ver quais funcionam melhor para você. Leia abaixo estes meus dois textos:

Conheça os principais tipos de meditação e veja qual se adapta a você.

Para sentir tranquilidade, é preciso conhecer os segredos da mente.

À medida que você medita regularmente e a tranquilidade da mente se propaga por todo o seu ser, você também experimenta uma profunda conexão com o seu amor mais profundo, com seu próprio Ser interior, seu próprio Deus interior. Isso traz  felicidade e um apoio interno imensurável.

Para fazer amizade com a sua mente e alcançar a paz mental, você precisa desenvolver algumas qualidades como a gentileza, a amabilidade, a compaixão, a gratidão.

Reflita por uns instantes: Como alguém pode viver com uma mente ríspida, inflexível, nervosa, insensível, ameaçadora? Como é possível relaxar o suficiente até para respirar calmamente?

Uma mente irritadiça adoece o corpo, faz a vida decair, afasta as pessoas, cria inimizades e mau humor. Portanto o Yoga nos aconselha a purificar a mente com a gentileza.

Uma simples maneira de acalmar a mente  

Outra importante maneira de acalmar a mente, é cultivar o discernimento, escolher entre o benéfico e o prazeroso.

Por exemplo, o excesso de açúcar na alimentação, alimentos industrializados, com muita gordura de óleos vegetais aumentam o risco de diversas doenças, incluindo diabete, obesidade, problemas de visão e cardiovasculares. Alguns alimentos que não são saudáveis têm açúcar escondido, como pães brancos, produtos enlatados e em conserva, macarrão instantâneo, biscoitos, salgadinhos, molhos prontos, barrinhas de cereais.

Em vez de deixar a mente desejar prazeres que nos adoecem, devemos ser sábios para escolher o que é benéfico para nosso corpo e saúde. E, precisamos ter o discernimento de observar a mente e escolher pensamentos positivos que nos trazem tranquilidade e felicidade interior.

Decida agora a fazer amizade com sua mente. Faça as pazes com você mesmo. Seja seu verdadeiro amigo. Desfrute de sua própria boa companhia, com uma mente amável, focada nas atividades, flexível e corajosa. Saboreie a vida com gratidão e alegria que vem da fonte da Luz interior. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.