Muitos ingredientes permitidos para fórmulas cosméticas de adultos podem causar problemas com diversos graus de periculosidade quando usados em crianças
Se a internet mudou a vida dos adultos, muito mais impactou na vida das crianças. Ficou muito conhecida a invasão das crianças, numa grande rede de lojas cosméticas nos Estados Unidos, experimentando todos os produtos disponíveis para o consumidor testar.
A partir desse episódio inesperado, as comunidades de dermatologistas, pediatras, formuladores cosméticos, e até de médicos alergistas, se pronunciaram alertando para o perigo no uso de produtos formulados para adultos, na pele infantil.
Cosméticos infantis: regulamentação diferenciada
Aqui no Brasil, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, postula regras rígidas para o registro de cosméticos destinados a crianças, de 0 a 12 anos incompletos. Está tudo muito bem definido na RDC 639, de 2022.
Além da questão de segurança de uso na pele e seus anexos, cabelos e unhas, a fórmula também deve ser segura para o caso de ingestão acidental.
Vejam que interessante, pois apesar de os cosméticos serem produtos para uso externo, quando se fala de criança, dependendo da idade e da atratividade sensorial , pode acontecer que a criança coma o produto. E não é raro que em serviços de pronto-atendimento de saúde, apareçam casos de crianças que comeram o batom que estava na bolsa da mãe.
Para isso, até existe a permissão para que o formulador adicione um ingrediente “desnaturante” seguro, para dar um sabor amargo ao produto, inibindo o ato da ingestão.
As exigências não param aqui, até para embalagens existem restrições. Uma delas se refere à ausência de superfícies contundentes e destacáveis, para evitar ferimentos e também ingestão.
Produtos cosméticos não permitidos
Esse é um aspecto que sempre me deixa em dúvida, pois a maioria dos pais e tutores desconhecem que alguns produtos têm uso restrito para crianças. Um caso simples é o Condicionador sem enxágue, que só pode ser usado para crianças com mais de 3 anos, e deve ser aplicado por adultos. Esse também é o caso de produtos para fixar cabelos.
Muitos outros produtos também têm limite de idade para uso, como protetor labial, para maiores de 3 anos, desodorantes, que só devem ser usados após 8 anos de idade, enxaguatório bucal, que é permitido para quem tem mais de 6 anos. e esmaltes para
maiores de 5 anos.
Pois é, parece bobagem, mas muitos ingredientes permitidos para fórmulas cosméticas de adultos podem causar problemas com diversos graus de periculosidade quando usados em crianças.
Cuide bem dos pequenos, tudo sem seu tempo