Cosméticos sem tanta água ou sem água nenhuma são chamados de water free
Você já parou para pensar que o ingrediente mais comum nas fórmulas cosméticas que você compra é a água? Sim! A água é o solubilizante universal que consegue dissolver a maior parte das substâncias que compõe um produto cosmético.
A água é usada em grande quantidade em muitas fórmulas, como shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos, cremes, loções, desodorantes e mais uma infinidade de produtos. Assim, a água faz com que as embalagens sejam bem maiores do que precisariam ser. E com isso muito material plástico é necessário, fazendo das embalagens descartadas pós-uso um imenso problema na atualidade, pois sabemos que uma minúscula parcela desse plástico será realmente reciclada em todo o planeta.
Fórmulas sem tanta água ou sem água alguma
Uma nova forma cosmética está alcançando grande sucesso entre o povo antenado à vida no planeta. São fórmulas concentradas, que não utilizam água como veículo. As vantagens? Menos embalagem, mais produto. Mas não para por aí, as fórmulas concentradas e sem água forçam o consumidor a fazer uma melhor dosagem do produto para cada uso, trazendo economia para o bolso e melhor incorporação dos resíduos na natureza.
Mais vantagens
Um exemplo relevante são os novos shampoos em barra, que agregam agentes de limpeza mais suaves a outros ingredientes cosméticos que doam consistência e agem como protetores da pele e do fio de cabelo. Além de atuarem numa faixa de pH mais próxima ao fisiológico, aproximadamente pH 5,5 – que é o pH da pele e couro cabeludo. Enquanto um sabonete comum tem pH alcalino, na faixa de 8 a 9, um shampoo em barra dessa nova geração, de fórmulas mais amigas da pele, se apresenta na faixa de 6 a 6,5.
Embalagens
E para fechar com chave de ouro, as embalagens que armazenam esses novos produtos sem água não precisam usar plástico. A grande maioria dessas novas fórmulas usa papel reciclado para embrulhar as barras cosméticas, excluindo completamente o plástico. Que tal experimentar?