Para o bom encaminhamento dessa questão, é preciso que padrasto e mãe, em comum acordo, dividam as tarefas em relação à educação do menino
E-mail enviado por um leitor:
“Sou casado há três anos e minha esposa tem um filho de outro casamento. Gosto muito do menino, porém, cuido mais dele do que ela. O que faço pra ela perceber que a responsabilidade é dela? Mas que posso sim, até certo ponto, ajudá-la.”
Resposta: Parabéns por ajudar a sua atual esposa cuidando do filho dela. Converse com ela que você está se sentindo muito responsável pelo filho dela e que gostaria de dividir as tarefas em relação à criança. Faça atividades que te agradam com ele e deixe outras atividades para a mãe. A mãe pode ficar responsável pela comunicação com a escola, pela rotina; determinar regras e horários. Os dois podem decidir juntos e cumprir juntos.
Assim ela poderá criar um vínculo com o filho como mãe e você poderá ficar com o papel de padrasto (figura masculina) que toda criança precisa.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.