Cuido mais do meu enteado do que a mãe dele. O que faço?

Para o bom encaminhamento dessa questão, é preciso que padrasto e mãe, em comum acordo, dividam as tarefas em relação à educação do menino

Continua após publicidade

E-mail enviado por um leitor:

“Sou casado há três anos e minha esposa tem um filho de outro casamento. Gosto muito do menino, porém, cuido mais dele do que ela. O que faço pra ela perceber que a responsabilidade é dela? Mas que posso sim, até certo ponto, ajudá-la.”

Resposta: Parabéns por ajudar a sua atual esposa cuidando do filho dela. Converse com ela que você está se sentindo muito responsável pelo filho dela e que gostaria de dividir as tarefas em relação à criança. Faça atividades que te agradam com ele e deixe outras atividades para a mãe. A mãe pode ficar responsável pela comunicação com a escola, pela rotina; determinar regras e horários. Os dois podem decidir juntos e cumprir juntos.

Assim ela poderá criar um vínculo com o filho como mãe e você poderá ficar com o papel de padrasto (figura masculina) que toda criança precisa.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.



Continua após publicidade

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.