Dá muito trabalho ser uma mulher sarada? Mito ou verdade?  

Vários fatores irão influenciar para você se tornar uma mulher sarada. Ter um corpo sarado também envolve fé, determinação, foco e disciplina.

E-mail enviado por uma leitora:

“Sempre que vejo uma pessoa sarada, sinto “inveja”. já pensei várias vezes em buscar esse objetivo. Gostaria de saber se para ficar com um corpo com barriga tanquinho, torneada… se isso realmente dá muito trabalho? Só para ilustrar por que tive essa dúvida, outro dia vi no podcast Inteligência Limitada, um fisiculturista chamado Fernando Sardinha contando que tem fisiculturista que ganhou título mundial treinando menos de uma hora por dia. O que é mito e verdade nessa questão de ficar sarado? Sempre achei que isso daria muito trabalho? É possível chegar lá de forma “levinha” e tranquila? Há um caminho?”

Resposta: De uma maneira genérica, e até midiática, sim é possível ter um corpo sarado. Porém, dá muito trabalho também! Trabalho muscular e principalmente alimentar.

Infelizmente, não assisti a entrevista do fisiculturista, mas treinar uma hora por dia, acredito também que isso possibilite virar um campeão de fisiculturismo.

Continua após publicidade

Muitos fatores influenciam para você se tornar uma mulher sarada

Porém, há inúmeros fatores para você ser uma mulher sarada. Entre eles, qual é a condição de base do atleta, no jargão profissional, histórico ou história pregressa, composição corporal inicial, idade, condição socioeconômica (para treinamento adequado, nutrição aplicada, suplementação adequada, preparo psicológico para o campeonato).

Cientificamente, o ganho de massa muscular ocorre com treinamento muscular (musculação, calistenia, Crossfit) e ingestão nutricional adequada com 1,5 a 2,5g/kg/dia de proteína (carne, ovo, leite, queijo); 5 a 8 g/ kg/dia de carboidrato para recuperação muscular pós-treino; pelo menos 1g/kg/dia de gordura na alimentação diária.

Se você é iniciante, obviamente não deve começar “pesado”, pois irá se machucar.

Se você realmente está decidida na sua cabeça que quer mudar seu hábito de vida, seu hábito alimentar e dedicar uma hora por dia em treinamento, a partir de 12 semanas ocorre alteração nas fibras musculares.

Se você fizer a dieta adequada, pode se até predizer até em 8 semanas. Se você buscar na internet, quantas pessoas mudaram completamente o corpo entre 4 e 6 meses durante a pandemia, irá comprovar o que estou falando. Minha amiga @deisesaito foi uma delas. Ela perdeu 34 kg e começou do zero a treinar musculação. Vai participar de um campeonato de fisiculturismo. O importante não é ela vencer, porque eu já a considero uma vencedora.

Continua após publicidade

Concluindo, com fé, determinação, foco e disciplina, acredito sim ter um corpo sarado sempre!

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.

Continua após publicidade