Destemor: saiba como se conectar a essa energia

Para se conectar ao destemor, é preciso cortar o elo entre o medo e o pensamento. Você só pode sentir o que pensa.

Muitas vezes, se estamos infelizes ou preocupados, é importante não permitir a apatia ou desânimo. A mente negativa pode nos envolver, divagar para os piores cenários, criar dores na alma e nos fazer sofrer por antecipação. Temos que reconhecer o medo, observá-lo, e assim, cortar o elo entre o medo e nosso pensamento.

Quando o medo surgir, não permita que o medo fique nem um minuto em sua mente, pois se permitir, isso cria uma bola de neve, que vai tirando sua confiança e paz. Use o poder de estar presente no momento presente. O medo não pode prevalecer ao poder do Agora.

Invoque o Leão que há dentro de você!


Geralmente, o medo fica em cantos escuros da mente, floresce nas sombras. Portanto, os temores se dissolvem quando as virtudes interiores resplandecem. Temos que descobrir nossa grande coragem interior para encarar o medo e ir além dele. Como nos ensina o Yoga, temos que ter um coração de leão, forte, destemido, e também generoso e gentil.

O medo tem muitos matizes e conotações. Ele cresce em pressentimentos distorcidos. Ele se oculta de muitas maneiras, como o receio de algo que possa acontecer. E, como disse Buda: “Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano como teus próprios pensamentos”.

Continua após publicidade

Autossabotagem: você é o seu maior inimigo

Com frequência, nosso maior inimigo não é outro ser humano. É a autossabotagem. Algumas das maiores armadilhas, nas quais insistimos em cair, foram armadas por nós mesmos, por nossos pensamentos negativos e medos. Portanto, para alcançar um espírito destemido e coração corajoso, observe seus pensamentos, purifique sua mente e mantenha pensamentos positivos. Insista. Persista.

Entenda a lei fundamental da mente: Você somente pode sentir o que pensa. Você tem escolhas. Ser positivo não significa que você nunca terá pensamentos negativos. Significa que você não permite que eles comandem sua vida.

Como ensina a Filosofia do Yoga, todos nós estamos sujeitos a algum tipo de medo, devido ao destino e às ações e impressões acumuladas no passado. Nossos medos são muito antigos. No momento, em que nosso corpo veio à existência, também vieram todos os nossos sentimentos limitados a respeito de nós mesmos, sentimentos de desamparo, medo do desconhecido e do mundo.

Todo o propósito da vida é desfazer essa impressão de limitação e o medo do mundo. Precisamos fortalecer nossa mente, nosso coração e corpo para descobrir a fonte de luz e coragem em nosso interior.

Todas as práticas espirituais como orações, cantos de louvor a Deus, cantos de mantras, leitura e contemplação de sábios ensinamentos, a meditação diária nos conduzem para o contato com esse espaço interior da sabedoria e da graça de Deus.

Ao vibrar na fé, você não vibra no medo

Essas práticas atenuam a impressão que o medo imprime na mente e fortalecem o amor e fé em Deus. Elas diminuem a agitação da mente e fortalecem o poder de manter-se tranquila. Devemos ser perseverantes e constantes para obter todos esses frutos.

Como disse o escritor alemão Eckhart Tolle: ”Se não houver realmente nada que possa fazer para mudar o seu aqui-e-agora e se não conseguir se afastar da situação, então aceite o seu aqui-e-agora totalmente, libertando-se de toda a resistência interior. O eu falso e infeliz, que adora sentir-se infeliz e ressentido, ou ter pena de si próprio, perde o poder de sobreviver. Mas só uma pessoa que se rende tem poder espiritual. Render-se não é fraqueza. Há nisso uma grande força. Através da rendição, você liberta-se internamente da situação. Verá então que a situação muda sem qualquer esforço da sua parte. De qualquer maneira, você estará livre”.

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se”.

Há um ditado do Yoga que diz: “Não tenha medo do amanhã, Deus já está lá.” Assim para desenvolver esse estado de destemor, comece por ter fé nas palavras dos santos e dos Mestres iluminados. E, alcance a cada dia, a fé inabalável que Jesus Cristo nos ensinou.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.