Dieta eficaz: às vezes é preciso acrescentar ao invés de privar   

Pensar em melhorar a alimentação é um grande passo e minha orientação é sempre que comece aos poucos, adicionando o que normalmente está fora das compras, ao invés de tirar tudo, achando que isso torna sua dieta eficaz

Mais um ano se inicia e junto a ele novos recomeços, promessas e planos. A mudança de estilo de vida com mais exercício físico e alimentação balanceada encontram um lugar cativo nessa época, o que é muito bom!

Dieta eficaz

Pensar em melhorar a alimentação é um grande passo e minha orientação é sempre que comece aos poucos, adicionando o que normalmente está fora das compras do hortifruti (frutas, legumes, verduras…) ao invés de tirar tudo. Digo isso para desmistificar a ideia de que para fazer dieta é necessário se privar de tudo. Pelo contrário, normalmente o necessário é acrescentar legumes, verduras, legumes que estavam fora do cardápio.

Um exemplo. Se não tem fruta no dia, que tal incluir no café da manhã ou lanche da tarde ou se não tem legumes por que não colocar no almoço? Essas pequenas mudanças também mudam o bem-estar e o cuidado com a alimentação.

Continua após publicidade

Quem nunca começou uma dieta à base de frango grelhado e alface? Você lembra se durou dois, três dias ou uma semana? Mas se o prato de almoço for arroz, feijão e frango e o legume for acrescentado, já garante mais nutrientes e saciedade. Um tempo depois entra a folha e assim por diante…

Se atente ao volume de água para que aos poucos se adeque também. Para se manter bem hidratado e ter uma boa disposição, faça uma conta simples. Para você ter uma ideia do consumo diário de água, este precisa ser de 35ml por quilo de peso. Logo, uma pessoa que pesa 60 quilos precisa tomar em torno de dois litros de água por dia, ou seja, 2100ml.

Então o lema do texto é: devagar e sempre! Até a próxima!

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br

Continua após publicidade