por Adriana Kachani
Vocês já perceberam como certas lojas têm a arquitetura preparada para comprarmos mais? Espelhos que emagrecem, luzes instaladas propositalmente para melhorar nossos ângulos…e a temperatura? Já notaram que quando lançam a coleção de inverno o ar-condicionado desce para a temperatura que nunca sonhamos aqui no Brasil? Já no lançamento de verão o clima está mais para um deserto.
Nos restaurantes acontece a mesma coisa. Sabe-se que em temperaturas baixas, as pessoas comem mais. Por isso aquele frio terrível quando vamos comer fora. E tem o segredo das cores. Não sou muito entendida no assunto, mas me parece que as cores quentes aumentam o apetite. Por isso os restaurantes sempre têm um tom meio laranja, amarelo…comecem a reparar!
Mudando um pouco de assunto… vocês conhecem alguém que a cada estação do ano faz uma nova arrumação no armário? Por exemplo, no verão, traz os vestidos e saias leves para o centro do armário. Coloca regatas e camisetas fresquinhas na prateleira do meio, bem à altura dos olhos e mãos. Por fim, empurra as botas para o fundo da sapateira. No inverno, o esforço é ao contrário, no sentido de deixar as roupas desta estação mais assessíveis.
Levando tudo isso em consideração, proponho usar esses conceitos de arquitetura e organização para auxiliar a dieta. O que estou querendo dizer, é que ao iniciarmos um plano alimentar, devemos dar uma ajudinha extra para não nos sentirmos tentados a comer besteiras o tempo todo. Ou seja, arrumarmos as prateleiras de nossos armários de forma que os alimentos “tentadores” não fiquem no nosso campo visual o tempo todo.
A dica é a seguinte: na geladeira, coloque bem à vista dos olhos todas as frutas, já lavadas, cortadas e acondicionadas em vasilhas, o que as torna uma boa opção na hora de abrir a geladeira para “beliscar” alguma coisa. Potinhos com gelatina diet também são uma boa ideia para este andar. Na prateleira de baixo, acondicione os alimentos que devem ser consumidos moderadamente, tais como queijos, pães, geléias, iogurtes, etc. Uma vez que as hortaliças ficam nas gavetas destinadas a elas, use os andares de baixo para acomodar uma ou outra coisa mais calórica que você por ventura tenha em casa. Aproveite o freezer para rechear com sopas prontas, e kit de refeições light. Assim, no fim de semana não existirá a desculpa para pedir a tradicional pizza ou yakissoba delivery.
Já no armário, deixe na parte mais visível, aquela que se melhor alcança com as mãos, as latas com mantimentos (por exemplo, café, arroz, feijão e etc). Logo abaixo, tudo o que for integral, saudável, light e pertinente a sua nova rotina alimentar. Nos andares mais altos, devem ficar justamente os alimentos que não deveriam estar no armário de quem faz dieta: bolachas recheadas, doces, chocolates e etc.
E por falar em doces, retire o vidro de bombons da mesa da sala. O vidro pode ser ótimo para os amigos que vêm visitar, mas vira uma tentação para aqueles que passam cinco mil vezes ao dia pelo recinto. Esses chocolates podem ir para o alto do armário, num lugar bem escondidinho. Assim, quando a vontade aparecer, você vai ter um trabalhão para buscá-los.
Outra sugestão preciosa é não fazer estoques de alimentos gordurosos e calóricos. Se você for do estilo compulsivo e tiver cinco pacotes de bolacha no armário…será que você resiste? Mesmo um pouco mais caras, prefira sempre embalagens com menor quantidade – pelo menos, se você for daquelas que comem até o fim do pacote, o estrago será menor. Se você tem uma família inteira para alimentar, não hesite em comprar somente o necessário!
Toda essa arrumação é “importada” dos estudos de marketing de varejo em supermercados, onde já se comprovou que os produtos mais visíveis vendem muito mais do que os outros. Ou seja, aqueles bem na altura dos olhos e os situados na ponta das gôndolas são aqueles com maior saída, ao contrário daqueles produtos situados em lugares muito altos ou muito baixos. Já pensou ter que chamar um funcionário para ajudar a buscar algum produto que não alcançamos? Ou como uma senhora idosa poderia abaixar para ver o preço do produto?
O mesmo acontece em casa. Imagine a preguiça de cada vez que for comer uma biscoito, ter que buscar uma escada para pegá-lo! Para a geladeira, a inspiração segue a mesma linha…você já foi àqueles supermercados onde as hortaliças estão higienizadas e acondicionadas em embalagens transparentes, somente esperando para serem comidas? Uma delícia, não é? Agora pense na geladeira de sua casa: você abre em busca de alguma coisa e eis que encontra morangos vermelhos e lavados, prontos para serem devorados!
Pois é, se o comércio alimentício é tão agressivo no seu marketing, que tal absorver suas ideias e esperar os resultados…? Não custa tentar!