Da Redação
Hidratar é fundamental para a beleza e bom funcionamento do corpo.
O filtro solar previne doenças de pele e o envelhecimento precoce, principalmente em um país tropical como o Brasil, onde a incidência de raios solares é intensa o ano inteiro.
Diante disso vem a dúvida: é mais importante é aplicar hidratantes ou o filtro solar?
"As duas ações são de extremo valor e contribuem para deixar a pele mais bonita e saudável", afirma a médica-dermatologista Suzy Rabello.
Segundo a especialista, hidratar significa utilizar meios ou substâncias que promovam a incorporação de água na epiderme. Já a fotoproteção consiste em reduzir a penetração de raios UVA e UVB, prevenindo os problemas cutâneos, como manchas e alguns tipos de câncer.
Se a hidratação do corpo como um todo não estiver boa, pode haver prejuízos aos órgãos, mas não adianta apenas ingerir quantidades corretas de água e espoliar a pele em banhos demorados, com uso frequente de esfoliantes, e com uso de sabonetes muito agressivos, deixando a pele ficar extremamente seca e opaca, complementa.
Com a evolução do mercado de cosméticos, criaram-se cremes hidratantes com FPS que, em sua maioria, são eficazes e promovem as duas ações simultaneamente.
Mas para um resultado mais eficiente, o correto é aplicar o protetor solar primeiro – fator 30 é o mais indicado – deixar que seja absorvido e, em seguida, passar o hidratante adequado ao seu tipo de pele.
"Para as mais oleosas, recomendo o produto em forma de gel, gel creme ou fluidos, e para as secas, aqueles mais cremosos", conclui.