por Jou Eel Jia
Boa parte da obstipação infantil (prisão de ventre) deriva-se de um processo emocional intenso que ocorre com a criança, estima-se que mais de 80% são de origem *psicogênica apenas 20% tem como causa algum tipo de efeito congênito.
Essas obstipações muitas vezes ocorrem em crianças ansiosas e inseguras. É comum vermos as crianças vivendo conflitos ou preocupações dos pais.
A MTC considera a obstipação infantil uma deficiência da energia do BP (baço-pâncreas) que não consegue fazer o processo de digestão. Isso pode ocorrer devido à ingestão de alimentos que provocam distúrbios energéticos tais como: excesso de carne, massas refinadas, doces, condimentos e embutidos.
Portanto, uma alimentação saudável é crucial para prevenir a obstipação infantil. Além do mais, alimentos enlatados, carne, massas refinadas, e principalmente o açúcar, provocam a turvacidade que evolui para mucosidade e afeta o funcionamento normal do intestino. Isso gera muitos gases e perda do ritmo intestinal.
O estimulo emocional excessivo provocado pela televisão e cobranças na escola para cumprir as tarefas podem alterar a energia do coração e do fígado; isso perturba a energia do BP, em consequência ocorre a obstipação infantil que pode chegar à síndrome do cólon irritável.
O tratamento consiste primeiro em um alimentação saudável rica em fibras tais como massa integral, frutas, verduras e legumes, evitando doces, refrigerantes chocolates e principalmente “lanchinhos” à base de farinácea. Outra medida importante é o hábito alimentar regular, comer de três em três horas com as refeições principais bem definidas. Outra atitude é a higiene mental, proporcionar um ambiente saudável e reduzir os conflitos.
* Estudo da origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos, da mente ou da personalidade; PSICOGENIA. Fonte iDicionário Aulete