por Jou Eel Jia
O bem-estar emocional é resultante do equilíbrio das energias de nosso corpo, assim como o equilíbrio fisiológico e postural.
Essa má postura leva a dores musculares como contraturas cervicais ou lombalgia. Nos casos mais graves, com sobrecarga mecânica (de movimento), pode causar tendinites, bursites, hérnias de disco etc.
O estresse pode ter como efeitos tensão e má postura. Isso acarreta em médio prazo doenças osteomusculares como LER — lesão repetitiva de esforço.
Podemos citar também a gastrite por excesso de acidez do estômago, que nada mais é do que uma alteração fisiológica proveniente de uma dieta desregrada; a hipertensão arterial gerada pelo excesso de sal e excesso de peso ou diabetes por dieta inadequada. Todas essas patologias têm em comum as alterações emocionais, que podem ser devido à exposição ao estresse por longo período, que leva o paciente à exaustão e a essa somatização.
Enfim, todas as doenças citadas geram um desequilíbrio energético. Ou seja, uma alteração da consciência, desencadeando distúrbios emocionais, que trazem sentimentos de tristeza, frustração, angústia e depressão. Todos esses sentimentos irão influenciar a fisiologia do organismo e também na sua postura no dia a dia.
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento. Evite a automedicação.