por Anette Lewin
"Conheço um rapaz que vive atrás de mim, mas sempre com uma certa distância. Quando o chamo pra sair, ele sempre arruma uma desculpa, mas no dia seguinte, lá está ele me ligando, enviando mensagem. Isso está me fazendo sofrer, pois eu gosto dele."
Resposta: Se você está percebendo que tomar a dianteira na relação não dá certo, por que insistir e ficar batendo na mesma tecla?
Por que ele cai fora na hora de sair?
1º) O fato de ele ligar e ficar mandando mensagem, por si só, não quer dizer que ele está dando em cima de você;
2º) Talvez ele goste do contato, mas não queira se aprofundar ou se comprometer;
3º) Pode ser que ele esteja tentando conhecê-la melhor antes de dar o próximo passo;
4º) Talvez ele tenha medo de decepcioná-la e prefere manter o relacionamento mais na superfícialidade;
5º) Ele pode ser daqueles que adoram deixar as mulheres encantadas apenas para elevar sua autoestima.
Assim, se você está interessada nele e pretende lutar para conquistá-lo, use os e-mails que ele manda para mostrar como você é, como você pensa, o que gosta, o que não gosta, enfim, curta essa fase de troca de mensagens e telefonemas sem ficar tão preocupada em pular para o passo seguinte. Sair com ele deve ser consequência da intimidade que vocês irão adquirir, não uma imposição nascida de sua ansiedade.
Para que um relacionamento flua, é preferível que os passos sejam dados de acordo com o ritmo dos envolvidos na relação, e não apenas de acordo com o que manda a cartilha social. Alguns casais se conhecem na balada e, minutos depois, já estão "ficando"; outros conversam meses a fio antes de qualquer intimidade física. Entenda que numa relação amorosa, respeitar o ritmo do outro muitas vezes pesa mais do que a soma de todas as qualidades que alguém possa ter.
É correto e desejável lutar por uma pessoa que parece interessante! O erro está em tentar impor uma forma de conquista que não funciona. Assim, seja paciente, saiba esperar e, sobretudo, use sua intuição para saber se a pessoa que você está descobrindo é mesmo a que você quer como companheiro ou a conquista é apenas uma meta ligada às suas inseguranças internas.