Entenda os horários do seu relógio biológico

Saiba como funciona seu relógio biológico e quais são os horários mais indicados para você render melhor em cada atividade 

A pandemia mudou o mundo de forma brutal. A forma de trabalhar mudou, os horários de alimentação e sono mudaram, o sono foi alterado. Como nosso corpo entendeu tudo isso?

Já falamos sobre a cronobiologia. Trata-se da ciência que estuda as influências do movimento planetário e como este repercute nas funções e comportamentos de nosso corpo. Enfim, como todo esse movimento planetário age com periodicidade marcada sobre o nosso relógio biológico interno, dia e noite, nas diferentes estações do ano.
 
Toda essa “bagunça” nos nossos horários disparada por trabalhar em casa até muito mais tarde, comer fora de hora e dormir pouco, está alterando muito o equilíbrio do ser humano. Em consequência, isso afetando a pele, o ciclo de crescimento dos cabelos e até a fragilidade das unhas. Os horários do seu relógio biológico

Então, vamos procurar voltar ao eixo, lembrando que nosso relógio biológico gosta de dividir assim as atividades do dia:

Relógio biológico: entre 6h00 e 8h00, acorde!

Assim que o dia clareia o corpo começa a produzir cortisol, hormônio que tem papel importante em preparar-nos para a execução das atividades diárias.

Quer fazer atividade física? Deixe uma roupa própria ao lado da cama e já se troque ao levantar. Assim você não dá tempo para a preguiça.

Continua após publicidade

Entre 9h00 e 10h00, faça o que for mais chato

Isso é favorável porque a sua taxa de serotonina está no auge. Lembre-se que as endorfinas funcionam como anestésicos naturais. Então, pegue aquele trabalho que está enroscado, faça aquela limpeza na casa, no armário ou até aquela parte da atividade física que você menos gosta, pois você vai contar com analgésicos naturais do corpo para amenizar a dor.

Entre 10h00 e 12h00, sua atenção está mais concentrada

Sabe aquela reunião importante? Aquela conversa vital com o gerente do banco, aquela reunião de time para planejar e discutir ideias? A hora é essa, pois sua mente está em estado de vigília total, a memória de curto prazo está mais apurada e o que você fizer agora será muito bem feito.

Entre 12h00 e 14h00, dê um combustível ao seu relógio biológico

Aqui você precisa se alimentar adequadamente, pois seu corpo vai entrar no segundo ciclo do dia. Escolha alimentos bem equilibrados, proteínas, verduras, legumes, grãos bem dosados. Tudo isso será combustível para a parte da tarde. E, muitíssimo importante, guarde pelo menos 15 minutos depois de almoçar para descansar, sua digestão será facilitada e você evita a sonolência.

Entre 14h00 e 18h00, execute o planejado

Como a capacidade intelectual fica em baixa, é hora de colocar em prática o que foi planejado. Assim, você economiza energia do cérebro e do corpo.

Continua após publicidade

Entre 18h00 e 20h00, pegue leve no jantar

À noite as enzimas hepáticas são menos secretadas pelo fígado. Então o jantar deve ser mais leve para garantir um sono sem problemas.

Entre 21h00 e 23h00, respeite seu relógio biológico: pijama e cama

Os níveis de melatonina acumulados durante o dia chegam ao teor máximo e você deveria embarcar no sono, pois este é vital para o processo de regeneração do organismo inteiro e também da pele. Lembre-se, seu corpo se beneficia com aquilo que você faz todo dia por ele. Respeite seu ciclo circadiano e ganhe saúde e beleza.

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

Continua após publicidade