Hoje se fala muito em alimentação saudável, em dietas e existem ótimos estudos científicos sobre o valor dos bons alimentos para a saúde e bem-estar.
A Filosofia de Yoga nos ensina que o alimento é sagrado e a importância de se prepará-lo para comer, agradecer e honrar o alimento que comemos.
É importante ajudar aos outros a terem o alimento necessário para seu sustento. Podemos fazer isso de várias maneiras, com doações a entidades beneficentes e filantrópicas, para creches, ajudando aos filhos de nossa funcionária doméstica, ou a crianças desconhecidas que sem nossa ajuda poderiam dormir com a fome queimando seus estômagos sem terem como se alimentarem.
Não podemos tirar a fome do mundo, mas podemos fazer nossa parte. Mesmo que pequena, nossa contribuição será de ajuda a alguém e vai amenizar a fome de alguma criança. Pense sobre isso e tome a decisão de ajudar como você puder. Ao ajudar, você será ajudado. É a lei do universo.
Alimento saudável: corpo e mente equilibrados
O alimento saudável contribui para o corpo e mente quando consumido conscientemente e moderadamente. Não pode haver exageros, nem dietas que adoecem. Nem comer demais, nem de menos, como nos diz o Yoga, que enfatiza o equilíbrio em tudo.
Seguir o “dourado caminho do Yoga”, como diz a escritura do Yoga, a Bhagavad Gita. Sempre com discernimento e procurando o melhor para nossa saúde, para nossa família e para os outros.
Muitos adoecem por comer erradamente, pensando apenas no prazer e não no que é benéfico. Depois se lamentam amargurados, e mesmo doentes, não querem evitar o que é nocivo para a saúde. Falta amor ao corpo e a si mesmo. Não têm a conscientização que disse o filósofo Hipócrates, considerado ‘o pai da medicina’, “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
Alguns chegam a dizer que perderiam o prazer de viver se não comessem tudo que gostam ou se não bebessem bebidas alcoólicas frequentemente. Não entendem a responsabilidade que temos com o nosso corpo perante a Lei do Karma. Não dão importância e nem acreditam que podem conservar a saúde com bons hábitos alimentares.
Por que seguir a linha vegetariana
A Filosofia do Yoga nos aconselha a seguir a linha vegetariana por vários motivos, a não violência aos animais e também para preferirmos os alimentos com prana, energia vital, que são mais saudáveis que qualquer tipo de carne. O Yoga, porém, não faz essa proibição. Depende da conscientização e da opção de cada um.
Desde pequena, mesmo sem conhecer Yoga, eu não gostava de comer carne. Isso já fazia parte de minha natureza. Além do amor aos animais, eu não suportava comer carne.
Quando descobri através do Yoga como a carne é prejudicial tanto para o corpo, como para mente e espírito, tomei consciência imediatamente do que já trazia em meu interior desde criança e me tornei vegetariana.
Nunca exigi que minha família ou meus alunos de Yoga seguissem o vegetarianismo. Respeito a opinião de cada um e acredito que ninguém pode forçar o outro a ser vegetariano.
É uma opção de vida que surge naturalmente com as práticas do Yoga, da meditação regular, da conscientização de como é importante não comer carne para a saúde e para o espírito. Vem de uma vontade interior. Não se força isso.
Aprendi no Yoga, que se você deseja aprofundar-se na meditação, e mergulhar para dentro, a carne atrapalha por suas vibrações telúricas. Assim, como os esportistas têm dieta especial para uma melhor atuação, do mesmo modo, meditamos melhor quando diminuímos o consumo de carne ou a evitamos.
Hoje em dia existem muitas informações sobre os alimentos e como comer saudavelmente. Quem quiser diminuir a carne pode optar pelas proteínas vegetais, pela combinação de arroz integral com feijão ou lentilha, macarrão com ervilha, grão- de-bico, quinoa. Essa combinação de carboidratos com leguminosas forma uma proteína completa. A clara de ovo tem muita proteína. Cereais integrais, frutas secas, nozes, castanha, aveia etc.
O mundo seria melhor se aqueles que têm o privilégio de ter muita comida soubessem comer com sabedoria e consciência. E, aqueles que não têm o privilégio de ter comida em seus pratos, pudessem ter as bênçãos de receber comida de corações bondosos.
Faça agora esses pedidos junto comigo:
Que todos neste planeta possam ser nutridos! Que o mundo tenha boas colheitas!
Que as pessoas ensinem umas as outras a habilidade de cultivar e preparar o alimento!
Que aqueles de bons corações possam dar comida ou dinheiro para quem precisa.
Que cada criança receba sua porção de comida de direito e que todos se sintam alimentados!
A nutrição apropriada do corpo é que levará a paz ao mundo. A consciência coletiva é bem efetiva e tem o poder de realizar o impossível. Se pensarmos coletivamente, se dermos passos para garantir que a nutrição seja possível através de nossos esforços positivo, estaremos fazendo o nosso dever, nosso dharma.
Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz.