Estoicismo: o que é o pensar estoico?

O estoicismo, ou pensar estoico, é fundamentado nas leis da natureza e pode ajudá-lo a lidar com a ansiedade e a viver no momento presente. Veja 7 dicas para aplicá-lo no seu dia a dia.

Da origem grega “stoá”, significa pórtico. Ou seja, os locais destinados aos ensinamentos filosóficos na Grécia antiga. O estoicismo se fundamentou através das leis da natureza e teve como principal fundador o filósofo grego “Zênon de Cítion (333 a.C – 263 a.C).

Fundamento do estoicismo: abra mão do controle

De acordo com o pensar estoico, ou estoicismo, há coisas que não estão sob o nosso controle e há coisas que conseguimos controlar. A verdade é que a maioria das coisas não depende de nós, como o clima, o rumo da economia, a morte, o tempo… E nesses princípios, não há nada em que nós, seres humanos, possamos controlar.

Mas você deve estar se perguntando… Afinal, o que está sob o nosso controle? Para os estoicos, podemos controlar as ações, opiniões e principalmente como interpretamos o mundo ao nosso redor. Diante disso, a doutrina prega que devemos concentrar nas coisas que podemos controlar.

Portanto, quando acreditamos que as coisas fora do controle proporcionam felicidade e prazer, nos tornamos caronas e consequentemente a felicidade passa a não depender de nós mesmos, fato esse que é extremamente oposto ao pensamento da filosofia estoica.

O estoicismo também ressalta que nós precisamos estar cientes que o mundo é imprevisível. Ou seja, mesmo se tudo estiver a mil maravilhas hoje, amanhã, depois… Isso algum dia pode mudar, tanto para o bem, como para o mal. Além disso, a vida humana é curta e ela acaba passando muito rápido. Então, por esse ponto de vista, é preciso aproveitar cada momento de nossas vidas. Essa atitude proporciona positividade e bom alento.

A filosofia estoica valoriza muito as ações e com elas os atos que são realizados. Ou seja, os estoicos não valorizam as palavras, pois elas podem conter enganações e até mesmo levar o ser humano ao sofrimento, preocupações, perturbações, e assim em diante.

Continua após publicidade

7 dicas para aplicar o pensar estoico:

  1. Aceitar o destino sem reclamações e fazer o melhor possível sempre;
  2. Agir sempre de acordo com a razão, e não com a emoção;
  3. Concentrar as ações da vida naquilo que pode ser controlado e deixar de lado o que não pode ser;
  4. Sempre agradecer pelo que se tem e nunca ficar se queixando pelo que não se tem;
  5. Agir sempre de forma prudente e assumir responsabilidades sobre os seus atos;
  6. Viver em harmonia consigo mesmo, com a humanidade e com a natureza;
  7. Ser educado, generoso e saber perdoar os demais.

    “Fazer o bem sem esperar nada em troca”, frase essa muito escutada atualmente, pois sabemos que a natureza humana muitas das vezes pratica o bem esperando algum benefício próprio. No entanto, esse fato é considerado abominável pelos estoicos. Então, é preciso fazer o bem e sentir a tranquilidade de tal ação.
    Olha, perceba que estas ideias foram pensadas há mais de dois mil anos. Assim, conhecer o pensamento estoico e pensar um pouco mais sobre ele no nosso cotidiano, pode ser uma forma de se pensar e alcançar a paz interior.

Coordenador do serviço de atendimento a pacientes com tricotilomania no PRO-AMITI/IPq FMUSP. Supervisor clínico na UNIP. Psicólogo pela Universidade Metodista. Mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Ambulim/IPq FMUSP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela UNISA