Fear of missing out ou FOMO: você sabe o que significa?

Fear of missing out: traduzido para português, trata-se do medo de ficar de fora do que todo mundo está fazendo. Veja seis dicas para lidar com o FOMO.

Parece que todo o mundo está vivendo momentos legais e a gente não?! As pessoas estão curtindo festas ou viagens maravilhosas e você não?! Parece que a vida é bela “lá fora” e aqui dentro estou perdendo tempo de viver?!

Continua após publicidade

Na pandemia, todos esses sofrimentos afloraram de certa forma diante das redes sociais.

Fear of missing out

Mas vamos entender o que é FOMO?

O termo “Fear of missing out” – FOMO – significa o medo de ficar por fora ou de perder algum evento social. Trata-se da sensação de ansiedade generalizada de que os outros possam ter experiências positivas das quais você está perdendo em experienciar.

Há uma necessidade de estar por dentro de tudo. E isso causa uma ansiedade extrema no nosso cérebro. Esse termo foi descrito pela primeira vez de forma mais sedimentada no ano 2000 por Dan Herman, um estrategista de marketing norte-americano.

Continua após publicidade

Redes sociais aceleram o processo de fear of missing out

O uso das redes sociais, de forma geral, acelerou o processo do FOMO nas pessoas, pois somos seres que necessitamos nos sentir pertencentes a grupos sociais. E tudo isso faz com que nos sintamos, mais e mais, numa necessidade incessante de sermos aceitos e validados constantemente. O nosso cérebro aciona dopamina quanto somos validados. Como resultado, ele vai instalando um ciclo vicioso de querer ter, cada vez mais, essa sensação.

As redes sociais são apenas uma parte, um pedaço daquela vida que estamos vendo e observando do outro. Temos, então, uma tendência a observar aquele fragmento social e de nos compararmos, fazendo com que acionemos gatilhos de depressão e ansiedade, por não termos ou não sermos “aquilo” que desejamos da vida alheia.

O medo de ficar de fora do que todo mundo está fazendo caracteriza o FOMO

Passamos a vida vivendo e observando um “espelho social” e isso traz junto um medo de perder oportunidades melhores. É um medo de ficar de fora do que todo mundo está fazendo. Isso caracteriza o FOMO.

Continua após publicidade

Cuidarmos da nossa saúde mental nunca esteve tão na moda ou em alta. Cada vez mais, o processo de adoecimento psíquico vem acometendo de forma devastadora o equilíbrio das pessoas.

6 dicas para encontrar o equilíbrio social e evitar o FOMO

  1. Mude a relação com o outro: menos expectativa, menos comparação e menos julgamento.
  2. Não entre impulsivamente nas redes sociais.
  3. Considere quem e o que você segue nas redes. Seja criterioso e filtre as informações.
  4. Defina limites de uso da internet e das informações.
  5. Desligue notificações, pois elas estimulam a ansiedade no cérebro.
  6. Tente viver mais o momento presente.

Focar na sua saúde física e mental, de forma geral, trará benefícios inumeráveis, em especial, nesse tempo de pandemia.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online