Fui traído: não consigo perdoar e nem terminar

E-mail enviado por um leitor:

“Fui traído, amo meu parceiro, mas não consigo perdoá-lo e nem deixá-lo; estamos nos machucando, mas não conseguimos terminar um com o outro.”

Continua após publicidade

Resposta: Relacionamento amoroso é como uma gangorra que pende ora para um lado, ora para o outro. Mas, vamos imaginar uma situação hipotética de uma gangorra bem alta que emperra bem no meio e as duas pessoas ficam elevadas no alto sem poder descer… É mais ou menos a situação em que você e seu parceiro se encontram.

Como se comportar frente à traição


Você foi traído e está tentando entender como deve se comportar frente a isso. Certamente, no início de um relacionamento, a maioria das pessoas imagina que qualquer traição levará ao término do casamento. É a idealização do amor romântico. Mas, como teoria e prática são coisas diferentes, frente ao fato consumado, cada um tem que avaliar seus sentimentos, pesar prós e contras, e resolver pela continuidade ou a finalização do relacionamento. Para isso é necessário muita reflexão, muita conversa com o parceiro e, possivelmente, um novo contrato de casamento agora baseado na realidade, na história real do casal e não mais no ideal.

Desnudar sentimentos da relação machuca, mas não mata


Você relata que estão se machucando, mas não conseguem se separar. Isso significa que a relação ainda não está totalmente esgotada. Sim, desnudar sentimentos machuca, mas não mata; expor o verdadeiro eu sem maquiagem pode assustar, mas é a forma mais sensata de tomar uma resolução madura e coerente.

Você já sabe que foi traído e que isso pode voltar a acontecer. Pense em qual seria, para você, a melhor maneira de lidar com essa realidade: esquecer? Combinar com seu parceiro que ele seja discreto nas traições para não machucar você? Que ele conte para você quando tiver outra pessoa? Que prometa que nunca mais fará isso? – você acreditaria?

Continua após publicidade

Enfim, é importante estabelecer maneiras de evitar que a paranoia passe a ser a base do relacionamento. Afinal, ninguém aguenta viver com a sensação de que está sendo feito de bobo.

O que segura essa relação para você?

Você tem que avaliar também o que resta de bom nesse relacionamento já tão machucado. Quando diz que vocês não conseguem se separar, o que segura essa relação para você? E para ele? Você já pensou em ter outros parceiros amorosos? Ou está bem com um parceiro só?

Continua após publicidade

Veja o que essas reflexões podem acrescentar ao seu autoconhecimento e tente agir de acordo com a verdadeira pessoa que está por trás dessa situação de paralisia em que vocês se encontram. Afinal, a gangorra não pode ficar parada para sempre. Alguém vai ter que colocá-la em movimento novamente para que o casal possa voltar a fazer planos, divertir-se, viver momentos leves e prazerosos.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.