Ganhei peso, mas estou com medo de voltar à academia

E-mail enviado por um leitor:

“As academias estão abrindo… mas tenho receio de retomar às atividades. Acabei ganhando peso. O que a senhora me orienta? Sei que há protocolos de biossegurança para as academias. Mas é aquele velho ditado: papel aceita tudo né? Pensei em só voltar à academia, só quando houver uma vacina, o que sabemos que dever ser para meados do ano que vem… Como fica então esse dilema?”

Continua após publicidade

Resposta: Lendo as notícias e analisando o que os demais países que “já” passaram as ondas do vírus Covid-19, minha conclusão é, se possível, manter o isolamento social além das normas de biossegurança: uso de máscaras, lavar as mãos  com água sabão ou álcool gel e evitar aglomerações.

Isso não significa manter-se sedentário ou ganhar peso. Vi no Instagram o perfil de um arquiteto que perdeu 8 kg nesse isolamento social; aproveitou para fazer uma reeducação alimentar! Quero dizer, não é impossível realizar projetos e ações nesse período.

Movimentos corporais de intensidade moderada podem ser realizados em casa, com duração de 30 minutos. Procure nos meios de mídia social* hoje, onde há desafios de 14 dias, ginásticas de solo entre centenas de dicas e vídeos. Numa resposta a esta coluna, descrevi alguns movimentos corporais, que se você repetir por 3 vezes a série, será mais de 30  minutos de atividade. *Se você quer se aprofundar neste e outros assuntos, visite www.milaimai.com.br

Quando me graduei em 1996 em Educação Física, fiz cursos com o professor Victor Matsudo. Ele implementou um programa fantástico com iniciativa pública, o Agita São Paulo, ativo há 23 anos. O objetivo é o de incentivar as pessoas a serem mais ativas, acumulando 30 minutos ao dia de atividade física. Basicamente, tudo conta. Descer do seu ponto de ônibus, trem ou metrô 500 metros mais afastados, subir escadas, estacionar o carro mais longe, fazer faxina, jardinagem etc. Você ao somar essas atividades praticamente acumula mais de 30 minutos ao dia. A meta desse programa é a de diminuir a estatística de sedentarismo no Brasil.

Continua após publicidade

Confesso que minha linha de pensamento e trabalho em relação à Educação Física foi guiada pelo professor Victor.

Segue trecho da reportagem do professor Matsudo ao jornal O Estado de São Paulo, em 5 de agosto de 2020, sobre o programa, hoje com sucesso mundial.

Sob o le­ma de que to­do ci­da­dão de­ve acu­mu­lar pe­lo me­nos 30 mi­nu­tos de ati­vi­da­de fí­si­ca por dia, em pe­lo me­nos três di­as da se­ma­na, de in­ten­si­da­de mo­de­ra­da de for­ma con­tí­nua ou acu­mu­la­da, o Pro­gra­ma Agi­ta São Pau­lo vem pro­mo­ven­do a saú­de há 23 anos.

Continua após publicidade

Se a ideia ini­ci­al era com­ba­ter o se­den­ta­ris­mo no Es­ta­do de São Pau­lo, a ini­ci­a­ti­va ul­tra­pas­sou e mui­to o ob­je­ti­vo: ho­je, já con­ta com mais de 36 mi­lhões de be­ne­fi­ci­a­dos em par­ce­ri­as in­clu­si­ve in­ter­na­ci­o­nais, das Amé­ri­cas à Aus­trá­lia. Des­de o iní­cio à fren­te da ini­ci­a­ti­va, Vic­tor Mat­su­do diz que o su­ces­so do pro­je­to é sempre ter pre­co­ni­za­do um es­ti­lo de vi­da.



Professor de Educação Física Victor Matsudo: “Qua­ren­te­na sim, Sedentarismo não”


Es­ta­dão – Qual o ob­je­ti­vo do pro­gra­ma?

Vic­tor Mat­su­do – O que a gen­te pre­co­ni­za no Agi­ta São Pau­lo não é sim­ples­men­te um pro­gra­ma de exer­cí­ci­os, é um es­ti­lo de vi­da ati­vo. Nos­so ob­je­ti­vo é que as pes­so­as con­si­gam se ali­nhar den­tro de uma pers­pec­ti­va de ci­da­da­nia ati­va. Ten­do uma chan­ce, tem que se me­xer.

Es­ta­dão – De on­de sur­giu a ideia?

Vic­tor Mat­su­do – O Ce­la­fiscs (Cen­tro de Es­tu­dos do La­bo­ra­tó­rio de Ap­ti­dão Fí­si­ca de São Ca­e­ta­no do Sul) exis­te des­de 1974 (…). Deu um tra­ba­lho enor­me, mas de­va­ga­ri­nho fo­mos reconhecidos. A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de con­si­de­rou o Agi­ta um mo­de­lo lo­go de ca­ra e re­sol­veu ce­le­brar o Dia Mun­di­al da Saú­de em 2002 aqui no Bra­sil. Aque­la foi a pri­mei­ra vez que a ce­le­bra­ção foi fei­ta fo­ra da Suí­ça. Cri­a­mos a par­tir daí uma re­de mun­di­al do Agi­ta, uma re­de de ati­vi­da­de fí­si­ca das Amé­ri­cas, o Agi­ta Mun­do Network e a di­re­to­ra-ge­ral des­se pro­gra­ma ho­je é da Aus­trá­lia. Fi­ze­mos uma ce­le­bra­ção im­por­tan­te, o Dia Mun­di­al da Ati­vi­da­de Fí­si­ca, 26 de abril. Ago­ra, du­ran­te a pan­de­mia, es­ta­mos com a men­sa­gem: “Qua­ren­te­na sim, se­den­ta­ris­mo não”.

Dicas para evitar o ganho de peso

Assim, termino por aqui, com a esperança em incutir em você o hábito de se movimentar mais, se alimentar melhor com incremento de frutas, legumes e verduras, relaxar mais, ler mais, se amar mais e buscar o melhor.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.