Hostilidade entre os pais pode deixar a criança estressada?

Entenda como essa hostilidade pode afetar o desenvolvimento da criança  

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Meu netinho de cinco anos anda muito nervoso. Sei que é devido à relação tensa entre os pais. Já cheguei a aconselhá-los a procurar um terapeuta familiar.”

Resposta: Parabéns pela preocupação com o seu neto. Certamente, brigas ou hostilidades entre os pais pode ser um grande estressor para as crianças. Olha, o seu neto está na fase de alfabetização e essas brigas podem afetar o desempenho escolar dele e a alfabetização.

O que acontece é que você sendo parente, por conseguinte, pode ser que os pais não queiram lhe ouvir ou podem achar que você está protegendo o seu neto. Mas você não está errada em tentar protegê-lo. Por outro lado, você acha que eles ouviriam a coordenadora ou professora do seu neto? Além disso, você conhece alguém em quem os pais confiem e que possa ajudar? Mesmo o seu neto pode conversar com os pais e dizer que os desentendimentos o deixam triste e que ele está preocupado com os pais.  

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.