Entenda como essa hostilidade pode afetar o desenvolvimento da criança
E-mail enviado por uma leitora:
“Meu netinho de cinco anos anda muito nervoso. Sei que é devido à relação tensa entre os pais. Já cheguei a aconselhá-los a procurar um terapeuta familiar.”
Resposta: Parabéns pela preocupação com o seu neto. Certamente, brigas ou hostilidades entre os pais pode ser um grande estressor para as crianças. Olha, o seu neto está na fase de alfabetização e essas brigas podem afetar o desempenho escolar dele e a alfabetização.
O que acontece é que você sendo parente, por conseguinte, pode ser que os pais não queiram lhe ouvir ou podem achar que você está protegendo o seu neto. Mas você não está errada em tentar protegê-lo. Por outro lado, você acha que eles ouviriam a coordenadora ou professora do seu neto? Além disso, você conhece alguém em quem os pais confiem e que possa ajudar? Mesmo o seu neto pode conversar com os pais e dizer que os desentendimentos o deixam triste e que ele está preocupado com os pais.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.