Jogos psicológicos ou de poder: saiba como observar suas atitudes e identificar seus jogos internos ou externos
Como já comentamos em textos anteriores, um jogo acontece numa transação, logo, pressupõe-se, entre duas ou mais pessoas. Porém, também pode haver um jogo interno, onde os egos Pai e Criança interagem a partir de suas crenças, ou de forma inconsciente, sem a participação do ego Adulto.
O Pai atua como Crítico, intimidador ou perseguidor e a Criança Submissa se sente Vítima e culpada. Em seguida, pode haver uma mudança para o Salvador e uma Criança Rebelde agindo como Perseguidora.
Jogos psicológicos ou jogos de poder com você mesmo
Exemplo:
Realidade – uma pessoa recebe a oferta de uma grande oportunidade de trabalho.
Supondo que ela tenha uma mensagem “não seja capaz” ou “não me supere”, irá se sabotar para não conseguir o emprego.
A Criança sentirá medo (vítima) e o Pai (perseguidor) vai dizer internamente:
“Você não vai conseguir, você é muito medrosa! Sempre acaba perdendo e ficando pra trás!“
A Criança fica pior ainda, e faz algo para não se preparar, ou perder a hora, ou cometer algum erro que a tire da concorrência, apenas para confirmar sua crença.
O Pai interno pode então querer consolá-la dando caricias de lástima: “Coitadinha, também, não teve tempo de se preparar direito…“é sempre assim. (Salvador)
Daí a Criança se revolta contra o Pai:
“Você sempre me menosprezando! Não acredita em mim. Sou assim por sua culpa!!! Você é um inútil!” (Perseguidor) e o Salvador se transforma em Vitima.
Como Adulto, busque opções reais e corte o jogo
Toda esta cadeia de pensamentos pode acontecer dentro da pessoa, da mesma maneira que pode acontecer entre dois ou mais indivíduos. Só um Adulto, racional e objetivo, pode intervir nessas transações e cortar o jogo, buscando opções reais.
Observe suas atitudes, identifique seus jogos internos ou externos. Eles são uma armadilha que te aprisionam nas repetições do enredo, te impedindo de ser você mesmo, de evoluir, de brilhar.
Seu Pai Protetor interno deve acolher sua Criança ferida (adaptada) para que ela confie em si e se aventure nessa linda jornada da vida!