Por Milena Liste
Resposta: Todo exercício físico orientado, para atingir seus objetivos devem respeitar o princípio do treinamento.
Se o seu objetivo de ganho de massa muscular não é atingido, tenha certeza que alguns fatores do princípio do treinamento estão inadequados.
São eles:
1) Individualidade biológica
Qual a sua constituição física? Você tem condições biológicas de hipertrofiar – aumentar o tamanho dos músculos? Sua alimentação e suplementação estão adequadas para seu porte físico e seu treinamento?
2) Sobrecarga crescente (frequência, intensidade, volume)
Observe as variáveis acima:
Frequência: está relacionada à quantidade de treinos semanais para membros superiores e inferiores. Está adequada e dividida proporcionalmente?
Volume: está diretamente relacionado a quantidade de repetições e séries numa planilha de treinamento. Pode se aumentar ou diminuir o volume de acordo com a intensidade do exercício em peso, ou velocidade. Você está treinando de acordo com o volume?
Intensidade: refere se ao aumento ou diminuição de peso, velocidade ou intervalo de descanso. É uma variável muito importante para ganho de massa muscular.
3) Especificidade: diz respeito a treinar o que deve ser trabalhado para a modalidade e gesto mecânico, dentro do seu objetivo. Por exemplo, treinar força ou potência muscular para hipertrofiar músculos do braço.
4) Continuidade: parece óbvio, mas o treinamento deve ser contínuo sem interrupção para atingir o objetivo.
5) Reversibilidade: a ausência da continuidade e regularidade retorna à condição inicial de treinamento, ora perdendo ou regredindo ao condicionamento adquirido, ora não saindo do estágio inicial, permanecendo na estaca zero.
Pois é…
Analise, questione e converse com seu treinador e veja onde está sua deficiência quanto a não atingir seu objetivo.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.