Luciana Ruffo – psicóloga da equipe do NPPI
Em nosso artigo anterior (clique e leia) o assunto foi o tema central do Matrix Reloaded, ou seja, as fantasias potencialmente mobilizadas por esse filme no espectador. Mas, além dessas fantasias, uma outra dificuldade potencial, para a compreensão do enredo desse filme é o conjunto de termos e expressões utilizados para nomear personagens, suas ações ou lugares.
Esse é, sem dúvida, um filme que divide opiniões. Para aqueles que são "iniciados" na arte da computação, ou mesmo que buscam a compreensão de um universo maior, o filme é fascinante. Para os que assistem, apenas acompanhando as cenas da tela, pode parecer apenas mais um filme violento.
Mas, o simbolismo permeia toda a trama de Matrix e Matrix Reloaded, criando várias oportunidades de interpretação para aqueles que o assistem e desejam algo mais. Brinca-se com os nomes dos personagens. Alguns são pinçados da mitologia grega ou judaico-cristã; Outros, correspondem a termos da informática, ou ainda a anagramas, com estruturas e temas míticos já conhecidos e retratados de forma figurada. O filme recorre ainda a vários outros conceitos, próprios de diversas religiões, especialmente o Gnosticismo Cristão e o Budismo, entre outras referencias (Maçonaria, por exemplo). Certamente isto é um dos motivos de fascínio, para aqueles que conseguem ler as entrelinhas.
Coloca-se aqui uma pergunta: o público leigo em geral está preparado para essa compreensão? Vivemos na cultura do imediato, do concreto; Concretude essa entendida no sentido de tornar possível tudo que desejamos e imaginamos, não sendo estimulada a reflexão como ferramenta para ampliar nossa compreensão das vivências do cotidiano.
Diferente da leitura de um livro – onde a imaginação é parte integrante do processo do entretenimento – quando vamos ao cinema, na maioria das vezes, já se tem na tela a causa, o problema, o efeito e também a solução. Porém em Matrix a trama não tem este modelo completo, cabendo a quem assiste a compreensão em seus mais diversos graus. Listas de discussão e sites, sobre o filme e suas interpretações, não param de surgir por toda internet tamanho o fascínio que exerce naqueles que buscam o pensar.
Este é o grande ponto a favor deste filme: atrai pela beleza dos atores, pelas lutas fantásticas, pelos efeitos especiais. Mas, também, pela riqueza de detalhes e novas possibilidades para a nossa reflexão. Reflexão essa que nos permite repensar o mundo, e a existência/essência do ser humano. Para ajudar o leitor a ampliar um pouco mais sua compreensão de Matrix, segundo essa perspectiva, em nossos próximos dois artigos apresentaremos os significados de alguns dos termos e expressões adotadas no enredo do filme.