Da Redação
Portaria do Ministério da Saúde, publicada em 13/01/17, no Diário Oficial da União, passou a integrar a medicina naturopática (medicina oficial dos EUA e Índia), a osteopatia, a quiropraxia, a musicoterapia, a arteterapia e Reiki nos procedimentos oferecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Entenda as novas terapias incluídas no SUS
– Meditação: conjunto de técnicas que busca treinar a focalização da atenção e tem com o objetivo também harmonizar a condição da saúde.
– Reiki: prática espiritual que se baseia na crença da existência da energia vital universal "Ki", manipulável pela imposição de mãos. A palavra Reiki significa "atmosfera misteriosa" e é uma combinação de dois caracteres japoneses – REI que significa "divino" e KI que significa "energia vital".
– Arteterapia: é uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.
– Musicoterapia: uso dos elementos da música – melodia, ritmo, harmonia, som – num contexto terapêutico.
– Tratamento naturopático: sistema holístico no qual os médicos naturopatas procuram encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa.
– Tratamento osteopático: abordagem diagnóstica palpatória e terapêutica nas disfunções de mobilidade dos tecidos e articulações.
– Tratamento quiroprático: lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral.