Ao passar dos dias da quarentena, ou melhor, do isolamento social, muitos de nós perdemos a rotina ou a transformamos em algo bem diferente do que a vida “dita normal” nos permite e a alimentação não fica fora de toda essa dinâmica.
Tenho escutado de meus pacientes o receio de engordar nesse período, mas sempre enfatizo: “mantenha uma rotina mínima e se convença de que esse não é o momento de pensar sobre esse assunto”.
Engordar na quarentena
Mas uma das indagações me chamou a atenção, isso porque a pessoa me dizia que não queria ganhar peso e citava os milhares de memes que assolam as redes sociais sobre a temática: quarentena x peso. E por isso, através deste post peço que tenha mais compaixão consigo mesmo, pare de seguir pessoas que trazem esse tipo de informação, que faz mal e incomoda. Parece tudo uma grande brincadeira, mas essa atitude pode trazer sofrimento.
Corpo X peso
E vocês pais, fiquem atentos ao que comentam em casa sobre o assunto corpo x peso. É na infância que formamos nossa imagem corporal positiva ou negativa e o modo que se aborda o assunto pode diminuir, e muito, a probabilidade da criança desenvolver mais tarde um transtorno alimentar que engloba um conjunto de doenças extremamente difíceis.
A alimentação também é uma forma de cuidado, tente mantê-la na rotina e não se culpe por um deslize, o corpo já está em forte estresse, dê um respiro a ele e siga em frente, que dará tudo certo! Cuidem-se por aí!