Meu namorado mente muito. O que faço?

Se seu namorado mente muito, há dois modos para poder lidar com esse problema. De qualquer forma, sua relação precisa ser revista.

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Meu namorado me disse duas vezes que se arrependeu de ter me conhecido. Estamos juntos há 18 anos. O problema é que ele mente muito. E quando eu pego as mentiras, ele não aceita. Então, temos várias discussões. Essas palavras dele me fazem me sentir muito mal. Ele me mandou arrumar outro. Mas eu gosto muito dele.”

Resposta: Você convive com uma pessoa que mente há 18 anos. Você descobre as mentiras dele e ele não aceita e discute com você. Certo. Mas como você lida com as mentiras que descobre? Só discute e fica por isso mesmo? Ou, de alguma forma, costuma agir? Sim, porque apenas dizer que descobriu certamente não vai mudar a situação. O que muda situações são atitudes, não discussões…

Existe, porém, algo novo nessa situação crônica: ele diz que se arrependeu de ter te conhecido e mandou você procurar outro. Será que é isso que está deixando você insegura no momento? Porque, cá entre nós, a questão das mentiras já passou a fazer parte do cotidiano de vocês e não me parece, por si só, uma ameaça. Mas, talvez, agora, quando ele demonstra uma indiferença à sua pessoa dizendo-se arrependido de ter te conhecido, pode ser que esteja reavaliando o casamento. Será? Ou ele vive falando isso, mas não vai embora?

Bem, de qualquer forma esse casamento precisa ser revisto e mudanças reais são necessárias. Você tem que saber o que pode esperar desse relacionamento daqui por diante. Porque apenas o fato de gostar dele pode não ser suficiente para segurar essa relação. Vocês estão em crise há bastante tempo e, se nada mudar, uma hora ele pode romper a relação, de verdade. Mas você também pode, caso reavalie e conclua que não quer mais esse tipo de vínculo em que não pode confiar.

Continua após publicidade

Namorado mente muito: dois modos de lidar com o problema

Sobre as mentiras dele: se você descobre, mas não pode ou não quer tomar uma atitude frente a elas, para que discutir? Você tem engolido essas mentiras há 18 anos e, pelo que diz, apesar delas, você ainda gosta dele. Isso sinaliza que ele ainda proporciona bons momentos a você. Então, colocando na balança você, provavelmente, ainda sai no lucro.

Assim, que tal substituir discussões inúteis por diálogos sobre planos em conjunto, bons momentos vividos ou algumas risadas para aliviar? São esses diálogos que reforçam as bases de um casamento, não as brigas cujas palavras se desfazem no ar depois de algum tempo deixando apenas uma sensação de frustração.

Por outro lado, se você quer brigar pelas mentiras, então brigue para valer. Não adianta ameaçar e depois deixar como está. Você acaba se enfraquecendo e sua autoestima vai para o buraco, pois ele acaba percebendo que na relação com você, mentiras não terão consequências. E a relação acaba tomando a forma dele, não a sua.

Continua após publicidade

Todas as reflexões acima podem ajudá-la a tomar decisões sobre o seu casamento. Tente arriscar novos comportamentos se quiser que algo mude. Ou então aceite seu marido com suas mentiras. Mas nada garante que agindo como sempre agiu, a relação esteja segura. Qualquer dia a corda pode arrebentar. Ele está sinalizando e você está percebendo. Assim, arrisque o novo. Melhor se arrepender do que fez do que se arrepender do que não fez.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.