Se seu namorado pretende viajar com uma amiga, mais do que refletir sobre essa questão, é preciso pensar no seu relacionamento como um todo; entenda
E-mail enviado por uma leitora:
“Namoro há 5 anos e meu namorado queria conhecer a Grécia. Eu não posso ir por motivos financeiros e pedi para ele esperar para comprar em outro momento. Avisei que se ele quisesse ir que terminaríamos… Ele comprou o pacote com uma amiga dele que iria com a gente. O que eu faço? Me ajuda. Tô em prantos. O quanto eu deveria aceitar isso? Partindo do ponto que eu pedi para ele esperar… “
Resposta: Situação delicada para um relacionamento de 5 anos… Vamos tentar refletir sobre seu caso evitando sempre achar culpados e inocentes.
Primeiro ponto a ser levantado é: até que ponto as vontades ou necessidades individuais devem ser reprimidas em função de um relacionamento amoroso. Certamente, não existem regras explícitas sobre esse ponto e depende de cada casal fazer as suas.
Vocês namoram há cinco anos. Certamente, essa não é a primeira vez em que os desejos ou as possibilidades econômicas de cada um divergem. Como vocês têm lidado com isso? Um dos dois costuma ceder? Quem? A balança das concessões está equilibrada? Sim, não estamos falando aqui de um namoro que começou ontem, certo? Então, tente rever a história desse relacionamentos para julgar com clareza e não por impulso.
Aliás, por falar em impulso, parece que você foi impulsiva ao ameaçá-lo de terminar o relacionamento caso ele fosse viajar. Está mesmo disposta a fazer isso? Pense bem: será que vale a pena jogar fora cinco anos de relacionamento por uma viagem?
Namorado pretende viajar com uma amiga; saiba como lidar
Seus sentimentos são válidos, você não está errada de ficar brava, com raiva e decepcionada. Mas será que não seria possível você racionalizar esses sentimentos e aceitar que ele realize essa viagem que ele tanto quis e agora pode fazer? “Ele poderia esperar”, você dirá. Mas… esperar até quando, uma vez que o que a impede de ir junto é sua condição econômica? Quando será que você terá condições econômicas para fazer esse tipo de viagem? Parece que você não pode garantir, não é?
Então, talvez o melhor seja você ter uma conversa com ele e rever sua posição. Ele já comprou o pacote e vai. Então, ou você termina o relacionamento, como ameaçou fazer, ou volta atrás e recombina as regras desse relacionamento. Sim, porque o que vale para ele vale para você também, não é? Talvez você não tenha dinheiro para ir à Grécia mas, provavelmente, pode bancar uma viagem mais barata, com pessoas que você gosta. Ou proporcionar a si mesma coisas que você gosta. Pense nisso.
É importante entender que nenhum relação se mantém sem que os envolvidos tenham o direito de exercer sua liberdade. Talvez, no início de um namoro, o casal queira fazer tudo junto, e acaba aceitando qualquer proposta que venha só para poder ficar juntinho da pessoa por quem está apaixonada. Mas, com o passar do tempo, as necessidades individuais começam a reaparecer e, certamente, têm que ser respeitadas sob pena de enfraquecer a relação.
Assim, reavalie seu namoro como um todo e veja se esse parceiro ainda serve para você. Com seus defeitos, seu lado egoísta e tudo o que você já sabe sobre ele. Sim, esse tipo de situação pode romper um relacionamento. Mas também pode servir de oportunidade para que, passada a raiva, o relação se fortaleça e atinja mais consistência e mais maturidade.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.