Meu namorado tem muitas amigas solteiras confidentes

por Eduardo Yabusaki

"Ele curte sair com elas sem minha presença e pensa até mesmo em viajar com uma delas. Como lido com isso?"

Continua após publicidade

Resposta: Quando se assume um relacionamento mais compromissado, como um namoro, é preciso que se avalie como se deseja vivê-lo.

Afinal, vivermos um bom e tranquilo relacionamento, ou um desgastante e tenso, depende fundamentalmente de como estabelecemos o clima, a interação, a afetividade, enfim como priorizamos e valorizamos o relacionamento.

Amigos (as) são sempre importantes em qualquer situação, entretanto, não podem estar acima do relacionamento ou da convivência com a namorada. Por outro lado, não se pode deixar de viver individualidades em detrimento do relacionamento, a verdade é que é preciso muita sintonia e entendimento no relacionamento para que amigos ou qualquer outro aspecto não se torne uma dificuldade ou um problema no relacionamento. Isso coloca em risco o desenvolvimento do relacionamento.

No caso de o namorado viajar com amigas, por mais que o relacionamento seja muito bom, exista muita confiança e tranquilidade entre ambos; não é uma situação confortável para uma namorada conviver. É preciso que ele avalie muito serenamente se alguma mulher aceitaria ou realmente não se incomodaria de forma alguma, o que é humanamente muito difícil. Em uma situação que possa criar mais desentendimento do que alegria e entrosamento, qual a real necessidade de expor o vínculo ou o bom relacionamento a uma situação assim?

Continua após publicidade

Talvez esta seja a pergunta a se fazer: qual o benefício que essa situação trará ao relacionamento ou ao aprofundamento e entendimento entre ambos?

Caso a resposta traga mais pontos favoráveis do que negativos, essa situação pode realmente valer a pena. Mas… se a situação gerar mais ansiedade, angústia ou tensão entre as partes, é preciso que seja repensada e avaliada se vale a pena o estresse gerado por ela.

Sempre temos que pensar que é melhor termos um bom clima e entendimento, mas que ainda assim possam existir brigas e desentendimentos; mesmo que bem intencionados, por vezes podemos magoar ou ferir os sentimentos do outro. Portanto, todo cuidado é importante para que isso não se torne rotina, gere fadiga e desmotive o par.

Continua após publicidade

Lembrando que no namoro é importante também existir amizade: por que sair com amigas (os) e a namorada não participar? O que os amigos têm que a namorada não pode ter ou participar? Acho que isso tudo pode ser compatível, e depende unicamente do bom entendimento entre as partes e para isso sempre um bom diálogo e flexibilidade podem dar conta desse tipo de dúvida.

Laços individuais e privacidade

Ressalto que os laços individuais e a privacidade de cada um devam ser preservados: claro que tanto ele como ela podem sentir a necessidade de eventualmente sair para "trocar" com um amigo ou amiga do peito: o namoro não exclui de forma alguma as amizades do sexo oposto ou esse tipo de "envolvimento": assim, o termômetro da justa medida é o bom senso e a sensibilidade.

Tudo que é conversado e resolvido pelo par tende a ser menos conflituoso, por isso é importante estimular (motivar) o entendimento e o bem-estar entre ambos: sempre!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br