por Roberto Santos
"Sou Coordenadora de Comércio Exterior. Tenho conhecimentos em várias funções e por isto meus empregadores cada vez mais me dão responsabilidades que não têm a ver com o meu cargo e formação. Eles não me promovem, nem aumentam meu salário e nem tenho reconhecimento. Deixei claro minhas insatisfações e me fizeram promessa de aumento de salário imediato. Só que nada acontece e recebi meu salário com o mesmo valor. O que faço?"
Resposta: Sua consulta é bastante complexa e extensa e mantê-la na íntegra poderia facilitar sua identificação e causar-lhe problemas.
Permitindo-me resumir seu problema: já seria hora de mudar de emprego?
Você está há quatro anos na empresa, fazendo o que não gosta e se sente preparada, é reconhecida pelos patrões dando-lhe mais trabalho e mais promessas nunca cumpridas, pouco incentivo financeiro, às vezes você se sente no fogo cruzado dos familiares que mandam na empresa que inclui acessos de fúria e quando você ameaça sair, eles prometem mais e continuam não cumprindo. Seria isso?
Talvez a própria apresentação de seu problema dessa maneira, já lhe permita perceber que você pode estar numa rota de estresse, frustração e infelicidade, com consequências malignas para todos envolvidos.
Existe aquela expressão de que "menos de uma coisa pode ser mais ou melhor", ou seja, você poderia pensar que se fosse menos competente e disposta a colaborar, aprendendo e fazendo coisas novas, a ponto de os patrões quererem passar toda a administração para você, você não seria abusada por eles. Porém, no longo prazo de sua carreira, considerando o lugar certo, com as pessoas certas para trabalhar, você estaria totalmente correta agindo como tem agido em sua empresa atual. Tomar iniciativas e estar aberta para aprender e contribuir com novas competências, é a palavra-chave de um mundo cada vez mais turbulento e competitivo. Não é você que está errada, são seus empregadores.
Aquela máxima que gosto muito: "As pessoas não deixam as empresas, deixam os chefes" é 100% aplicável aqui, só falta você acreditar mais em você para procurar sua realização com outro chefe em outro lugar, onde haja justiça e respeito no tratamento, mesmo que receba mais atribuições devido a seu talento.
Não espere chegar na situação de desespero para sair.
Boa sorte!