Você terá que mostrar muita consistência e paciência para poder reverter essa situação dos seus filhos mandarem em você. Mas você tem condições de modificá-la.
E-mail enviado por um leitor:
“Tenho consciência que meus filhos mandam em mim, sou refém deles. Eles ainda são crianças e não chegaram ainda na adolescência. Por que isso acontece? Teria um caminho para eu poder reverter essa situação?”
Resposta: A situação não está confortável para você. Sempre temos a possibilidade de mudar. Nunca é tarde. Será difícil, pois os seus filhos estão acostumados a agir de uma maneira que terá de mudar.
Você terá que mostrar muita consistência e paciência. Mas poderá mudar. Consistência quer dizer que uma vez tomada uma decisão, não poderá ter “às vezes sim e às vezes não”.
Então, comece com regras mais básicas como: uso da internet, uso do celular, hora para fazer as lições de casa. E procure usar um tom de voz adequado, sem gritar, para que seus filhos aprendam isso e façam disso uma regra. Filhos que gritam, é porque os pais gritam também. Assim eles também irão aprender a responder aos pais e a todos sem grosseria ou de forma agressiva.
Os seus filhos vão testar o seu limite o tempo todo. Mas com paciência você conseguirá.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.