Mudar um hábito: por que é tão difícil?

Saiba o segredo para poder mudar um hábito e torne-se a mudança que você deseja ver. Listamos 5 objetivos e 5 estratégias para você poder fazer isso.    

Eu sei que mudar é difícil. Eu sei que desenvolver mudanças de hábitos é árduo e dá trabalho. Até porque o nosso cérebro é treinado para a mudança não acontecer. Você sabia?

Ele, o cérebro, é treinado para executar a mesma coisa sempre. É treinado a termos rotina e nos mantermos em “zonas de conforto”. Por isso é tão difícil mudarmos hábitos.

Segredo para mudar um hábito

Mas é possível conquistarmos mudanças quando colocamos um objetivo para cada uma. E, por conseguinte, decidirmos uma estratégia.

Continua após publicidade

Vamos lá para a prática:

1. (Objetivo): Quer melhorar o sono? 

(Estratégia): Afaste-se das telas pelo menos uma hora antes de deitar. Faça uma higienização do sono.

2. (Objetivo): Quer melhorar ou diminuir a sua ansiedade?

Continua após publicidade

(Estratégia): Faça psicoterapia, pratique meditação, respiração diafragmática, exercício físico, dentre outros.

3. (Objetivo): Quer melhorar o seu humor e a sua energia?

(Estratégia): Pratique alguma atividade física por pelo menos 15 a 30 minutos por dia. Mexa-se. Mexa o seu corpo e faça alongamentos. Alimente-se bem.

Continua após publicidade

4. (Objetivo): Quer ter mais foco e mais concentração?

(Estratégia): Mantenha uma rotina e uma organização do seu ambiente e do seu emocional. Sentir-se organizado internamente ajuda a ter foco, bem como promove a concentração.

5. (Objetivo): Quer ter mais produtividade e menos procrastinação?

(Estratégia): Escreva todos os dias uma lista de tarefas para o dia. Outra lista de pendências. Utilizando um checklist você ajuda seu cérebro a se organizar melhor e a executar na prática as tarefas pendentes. Revise sempre a lista de pendências, atualizando-a. Lembre-se do ensinamento de Mahatma Gandhi quando nos disse: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online