Não confiar em nada: o que pode ser?

Entenda o que pode estar por trás desse comportamento de não confiar em nada e o caminho para poder resolver o problema

E-mail enviado por um leitor:

“Tenho sentido muita dificuldade para lidar com questões do cotidiano, independente de elas estarem funcionando bem ou não. Vou dar dois exemplos: outro dia vieram consertar minha máquina de lavar, mesmo sabendo que ela estava consertada, cheguei a duvidar disso e antecipei a lavagem que iria fazer para “ter certeza”, de que estava consertada mesmo… Isso acontece com funcionários meus, vou certificar se o serviço deles está certo, embora saiba que a tendência é a de estar tudo certo. A ansiedade aumenta ainda mais em situações às quais não sei como irão se desenrolar… Mas tanto as situações conhecidas, onde sei que tudo está certo, como nas que realmente não sei como se darão, elas acabam tendo o mesmo peso e a mesma medida. Isso me faz pensar no que pode ser ilusório (questões internas minhas) e o que pode ser de fato real, ou como isso pode afetar minha relação com os outros por conta de uma possível percepção errônea. O que pode estar acontecendo comigo? O que preciso fazer para resolver este problema? Fico agradecido se puder me ajudar.”

Resposta: O que você descreve, essa desconfiança irreal sobre tudo, pode estar mesmo relacionada a alguma outra coisa que realmente não esteja funcionando direito! Você já analisou sua vida como um todo? Consegue perceber que o que pode estar errado seja algo mais profundo, algo muito além de uma máquina de lavar? Acho que, certamente, uma boa psicoterapia poderia ajudá-lo a encontrar o verdadeiro motivo dessa sua desconfiança.

Continua após publicidade

Há mesmo algo que não está funcionando bem! O que pode ser?!?

O que pode estar por trás do comportamento de não confiar em nada?

Eu não quero teorizar aqui, pois como disse acima, o ideal é você procurar uma boa psicoterapia, mas provavelmente você deve estar utilizando um Mecanismo de Defesa chamado DESLOCAMENTO! Assim, quando algo está errado, mas é difícil reconhecer, você DESLOCA seu problema interno para fatos externos. Pode ser, por exemplo, que você esteja com graves problemas de relacionamento, talvez conjugais, deslocando o desconforto e desconfiança para o mundo externo.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor

Continua após publicidade