Não importa o que você enfrenta… sempre haverá uma escolha

O foco deste texto e ajudá-lo a escolher com sabedoria o que a vida lhe proporciona   

Viver é um desafio diário e eu sei que não é fácil. Embora as dores mudem durante as várias fases da vida,  elas sempre existirão e farão parte do nosso processo evolutivo assim como as alegrias e conquistas. Sei que parece meio pesado estar começando o texto assim, mas é para mostrar que apesar das dificuldades que são inerentes ao viver, a vida também lhe dá opções de escolhas. E poder escolher é mágico e maravilhoso, não é mesmo? 

Continua após publicidade

O foco, pois, deste texto para você é: aprenda a escolher o que a vida lhe proporciona. 

Para acertar nas suas escolhas, é preciso aprender a “ler” os sinais enviados pelo Universo 

Sempre ensino aos meus pacientes que devemos aprender a “ler” *os sinais que o Universo nos mostra diariamente. Saber compreender esses sinais facilitará fazer as suas escolhas com mais assertividade, responsabilidade e respeito. Cuidado com as sabotagens que o seu cérebro pode lhe fazer. O cérebro dominado pelas emoções, quando não gerenciadas corretamente, acaba fazendo com que você caia em “pegadinhas”. Entende? Daí, a importância de você se autoconhecer e compreender como é o seu funcionamento cerebral e emocional, para que as suas emoções não fiquem embotadas a ponto de você fazer escolhas erradas e sempre sofrer as consequências negativas dessas escolhas. Faz sentido para você?

Toda escolha gera reação. Você se lembra da conhecida lei da física? “Toda ação gera uma reação”. Assim é na nossa vida e nas nossas escolhas. Saber escolher de forma assertiva requer autorresponsabilidade e autoconhecimento. 

Continua após publicidade

A psicoterapia lhe ajudará a buscar esse caminho, compreendendo e gerenciando melhor as suas emoções e, consequentemente, fazendo melhores escolhas. 

Lembre-se: o fato de podermos escolher qual caminho seguir já é um presente fascinante da vida. Cito, agora, o grande poeta chileno Pablo Neruda que disse: “Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.

Nota do editor:

*Anotar seus sonhos e interpretá-los é uma ótima forma de você fazer isso. 

Continua após publicidade

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online