E-mail enviado por um leitor:
“Olá, tenho 21 anos e um bloqueio em mim que nem eu mesmo sei. Até hoje moro com meus pais. Quero sair, mas não tenho forças e eles me bloqueiam o tempo todo. Sinto-me inútil e não aguento mais isso. Toda noite choro falando: “Meu Deus, me tira daqui, por favor.” Quando eu falo que vou embora eles não acreditam em mim, mas eu vou, porque filho nenhum nasceu pra ficar preso. Tudo que quero só é a minha liberdade. Quero ser livre, tô sofrendo tanto com isso, não aguento ficar mais tempo com eles. Meus pais vivem pegando no meu pé. Hoje a consciência deles deve pesar, mas eles não acreditam que estragaram a minha vida. Por favor Doutor Eduardo, eu preciso ter minha liberdade. Meus pais são narcisistas. Por favor me ajude nisso”
Resposta: Pelo contexto de seu e-mail posso perceber o tamanho de sua angústia! Mas, em primeiro lugar, é preciso que você saiba que Liberdade não é outorgada e sim conquistada!
Enquanto você ficar emocionalmente preso às opiniões e condutas de seus pais, você não conseguirá ir a nenhum lugar.
É preciso que a vontade de liberdade passe a ser um ato, uma atitude, algo efetivo. Você, com seus 21 anos, precisa tomar um caminho verdadeiro de Independência e conseguir custear sua própria vida para assim conquistar o direito de ser “dono de si mesmo”.
Enquanto você depender emocional e financeiramente de seus pais o destino não lhe será favorável!
Tome uma ATITUDE! Conquiste sua INDEPENDÊNCIA!
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.