O que comer nas festas de final se ano?

Conheça uma deliciosa combinação que contém uma nutritiva divisão básica   

Depois desses meses que enfrentamos, chega a época de festas de final do ano. Agora, diferente de todos os anos, a recomendação são as comemorações em pequenos núcleos familiares. Assim, quando pensamos em Natal e Ano Novo, a comida gostosa, acolhedora, e que une, é um item fundamental.

Então, o post de hoje é para que comecem a pensar no que preparar para essas datas. Desse modo, peguem as receitas de família e  testem novas combinações e sabores.

Nessa época, alguns ingredientes são clássicos como oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas em geral), frutas secas (damasco, passas, tâmaras…), cerejas, figos, pêssego. Essas frutas podem ser utilizadas tanto nas sobremesas como em combinações deliciosas na mistura de sabores doces e salgados. 

Divina divisão básica

Uma divisão básica é: proteína (o tradicional peru, bacalhau, chester…) mais os  acompanhamentos. Sugiro então: arroz, farofa, salada de batatas com frutas secas e castanhas…); salada de leguminosas (lentilha, grão de bico..). Aliás, você pode complementar esses acompanhamentos com salada de folhas verdes bem fresquinha. Todos esses alimentos são gostosos e cheios de nutrientes como: vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que nos brindam com seu sabor! Aproveite!

Continua após publicidade

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br