por Dulce Magalhães
Não vemos as coisas como elas são. Vemos as coisas como somos.
Somos fruto de nossa cultura, que é o conjunto de hábitos, comportamentos e crenças de um grupo social, transmitido de geração a geração. Tudo que acreditamos sobre certo e errado, todo o conjunto de informações e conhecimento que possuímos nada mais é do que um reflexo da cultura. Nosso paladar, por exemplo, é moldado pela cultura, por isso nos deliciamos com determinadas comidas e detestamos a ideia de algum prato que consideramos exótico ou até repugnante.
A cultura é algo mutável, novos conceitos de moda, de hábitos, de culinária, de estética, de saúde etc vão se incorporando e modificando a forma como o grupo se organiza, se relaciona e se expressa. Esse conjunto de informações é a identidade de um grupo. É preciso atualizar a cultura, aprender a ver mais e mais longe para avançar coletivamente. É preciso que o conhecimento de alguns indivíduos chegue a todos, que as novas ideias possam florescer.
E quanto tempo leva um sistema para mudar? O tempo necessário para comunicar todas as mensagens importantes para todas as partes do sistema que precisa ser mudado. A comunicação é a chave da mudança e só funciona se houver uma checagem da compreensão da mensagem, pois cada um tem sua interpretação de mundo e pode chegar a conclusões diferentes sobre uma mesma mensagem.
Uma família pode construir uma cultura de progresso, respeito mútuo e solidariedade, se todos os membros desta família tiverem a condição de compreender a importância desses conceitos em sua vida. Para isso é preciso exercitar o exemplo, o argumento e possibilitar a prática. Numa sociedade acontece o mesmo. Qualquer que seja o conjunto de seres humanos, sua mudança só será possível, quando todos os membros que precisam da informação, compreenderem o sentido e o valor do que se está comunicando.
A vantagem mais expressiva que se pode colocar em prática para promover mudanças culturais, é ter pessoas que tenham absorvido e pratiquem aquela mudança, espalhadas por todas as áreas da comunidade. A partir daí, o processo de informação contínua passa a ter o reforço absoluto do exemplo, e todas as pessoas serão mais capazes de compreender o que se deseja alcançar.
O papel básico de pais, administradores, líderes, treinadores e mentores é de educar as pessoas para que possam pensar por si mesmas e tenham aprimorada sua capacidade de compreensão para receberem e praticarem as diversas mensagens de mudança positiva necessárias ao longo da vida. Faz-se melhores negócios, projetos ou atividades com pessoas inteligentes. Ampliar a inteligência de um determinado grupo é, portanto, o exercício mais estratégico de quem lida com pessoas. Reflita sobre isso. Suerte!