O que é perdoar de verdade?

Perdoar de verdade envolve não se culpar, se aceitar, é ressignificar um momento negativo. Veja um exercício para poder perdoar.

Aprenda a se perdoar, a se amar, a se aceitar, a se respeitar. Pare de se culpar, pois a culpa lhe aprisiona e gera muito sofrimento. Arrependa dos seus erros, sem cobranças e aprenda a não repeti-los. Não se diminua. Não se desvalorize e nem permita que ninguém o faça. Descubra suas próprias qualidades e talentos. Confie em você mesmo.

O que é perdoar de verdade?

Perdoar uns aos outros é muito importante. Mas perdoar não é ficar sem memória. É não ruminar o que aconteceu, sofrendo novamente o que alguém lhe fez. É ressignificar aquele momento limpando a carga negativa emocional.
É não permitir que uma ferida emocional se crie dentro de você, gerando dor. Perdoe a pessoa, compreendendo que você está se libertando do sofrimento.

Como ensina o Talmud, ensinamento judaico: “O primeiro a se desculpar é o mais sábio. O primeiro a perdoar é mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz”.

Continua após publicidade

Exercício para poder perdoar de verdade

Repita: Eu (nome completo) me liberto aqui e agora de todas as emoções e sentimentos que impeçam meu crescimento em qualquer área de minha vida. Sinto muito por cultivar raiva, mágoas e frustrações dentro de mim. Eu me perdoo por julgar e criticar os outros. Eu me amo, eu me aceito. Eu me permito me tornar mais gentil e bondoso. Sou grato pela ajuda que dou e recebo de todas as pessoas.

O poder do perdão, do amor é enorme. Além de lhe libertar, de lhe purificar do fogo da raiva, o perdão chega até a outra pessoa, mesmo que ela esteja longe e magoada também. Uma verdadeira alquimia acontece. Uma harmonização vai acontecendo quando você ora, emanando a luz do perdão.

Faça a Oração do Perdão, muitas e muitas vezes ao dia. Mesmo que, a princípio for difícil orar. O perdão vai adoçar seu coração, dissolver suas mágoas. E, você vai se tornando livre.

Oração do perdão

Eu lhe perdoo. Você me perdoa. Eu e você somos um só perante Deus. Oro sinceramente pela sua felicidade. Seja cada dia mais feliz. Obrigado Deus, Obrigado Deus.

Ao orar pela felicidade de alguém, você está orando pela sua própria felicidade. Você colhe o que planta. Você colherá os frutos dos seus sentimentos, pensamentos, palavras e ações. Se prejudicar alguém será prejudicado, se ajudar alguém será ajudado. Essa é a lei justa universal.

Perdoar verdadeiramente é se libertar da culpa

Liberte-se da culpa que destrói a paz interna. Liberte-se da raiva que é seu pior inimigo. Faça o melhor que puder sem perfeccionismo, sem cobranças. Seja o melhor que puder. O resultado de sua colheita virá na mesma proporção de seu autoesforço.

Desenvolva virtudes como respeito, tolerância, paciência, compreensão e generosidade. Essas virtudes lhe trarão quietude da mente e paz interior.

A paz não é ausência de problemas, mas é administrá-los com serenidade e aceitação. Seja mais proativo. Esteja mais disponível para ajudar aos outros. Não viva à deriva dos acontecimentos. Seja a autor do seu próprio destino.

Como perdoar alguém

Para perdoar, você não precisa conviver com a pessoa

Às vezes, não é bom ficar em relacionamentos que trazem mais sofrimento. Pode perdoar, emitindo vibrações positivas, desejando sinceramente que o outro seja feliz e realizado. E, se for necessário se relacionar, que haja respeito e que os dois lados vejam os erros e se corrijam.

Veja as qualidades das pessoas, olhe nos olhos delas com bondade e compaixão. Perceba se estão sofrendo, se precisam de ajuda. Os olhos refletem os sentimentos. Na medida em que você desenvolver essa sensibilidade, você as entenderá, evitará conflitos e ainda as ajudará.

Pode acontecer, de muitas vezes, a pessoa lhe ofender, dizer palavras ásperas, porque está com uma dor física, dor emocional ou muito medo. Portanto, em vez de ficar no seu ego, irritado e ofendido, se abra para perceber o outro. Isso é amor em ação.

“Ser amigo é interpretar olhares, entender silêncios, perdoar erros, guardar segredos, prevenir quedas e secar lágrimas”.

O amor diz: “Quero que você seja feliz”. O apego diz:” Quero que me faça feliz”.

O amor em ação é força que transforma o destino. Como o Mestre Yogue Osho disse: “O amor é a força mais curativa do mundo. Ele cura não apenas o corpo e a mente, mas também a alma”.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

Continua após publicidade

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.