por Roberto Shinyashiki
Na vida profissional, caminhar solitariamente não evita problemas, traz problemas.
É na força da equipe que está o sucesso da empresa, e todo profissional de sucesso engaja-se à equipe.
O profissional de sucesso não pensa só em si, não se preocupa apenas em fazer sua parte. Além de pensar em fazer sua parte, pensa também em ajudar os outros a fazerem a deles.
Ele conquista o mercado e cria uma imagem de qualidade, mas não se esquece de conquistar o coração das pessoas.
O isolamento de um profissional faz com que ele perca seus referenciais. E a perda dos referenciais traz consequências gravíssimas, pois tira o profissional do foco. E foco perdido é pecado profissional cometido.
Um profissional campeão deve ter a capacidade de saber mudar o contexto, isto é, sair do caminhar solitário. Quando o contexto muda, as soluções mudam também.
Ao sair do caminhar solitário, o indivíduo passa a formar um time que se torna imbatível, quando caminham alinhados e na mesma direção.
Nessa caminhada alinhada, inicia-se a estruturação do profissional trazendo permanentemente a evolução, como um verdadeiro ser humano deve viver.
Com a evolução, o profissional campeão engaja-se cada vez mais à equipe e encontra a felicidade como resultado do ato de aprender a trabalhar em equipe.
Sucesso e felicidade são o prêmio de quem consegue criar times imbatíveis.
E times imbatíveis são aqueles que caminham no mesmo passo, mesmo que os caminhos sejam diferentes, porque sabem que no momento em que os caminhos se encontrarem a recompensa pela igualdade da caminhada será imensa.
O que faz uma equipe se tornar imbatível?
Um time imbatível inicia gradativamente e vai crescendo passo a passo pelas instruções e exemplos dados pelo seu líder.
Só se torna imbatível o time cujo líder possui conhecimento, dinamismo, confiança, estratégia, desprendimento e, principalmente, saiba escutar seus liderados com o coração.
E você? Escuta seus liderados com o coração?
Pense sobre isso!