O que há por trás da preguiça?

por Thaís Petroff

“Simplesmente preguiça por preguiça não existe…”

Continua após publicidade

Em meus atendimentos algumas vezes recebo como feedback de meus pacientes, diante de alguma tarefa de casa que não foi feita, que isso ocorreu por conta da preguiça. Às vezes culpam-se ou cobram-se por terem se sentido assim e veem isso como se fosse uma fraqueza de caráter.

Ao longo de minha prática percebi que sempre há algo por trás da preguiça.

Simplesmente preguiça por preguiça não existe; ela é um comportamento resultante de alguma percepção que temos a respeito de uma determinada situação. Por exemplo, podemos dizer que estamos com preguiça de fazer determinado trabalho mas, se formos um pouco mais fundo, perceberemos esse trabalho como chato ou como difícil ou ainda que demandará muito tempo e, diante dessa percepção, ficamos com preguiça de fazê-lo. Outro exemplo, relatado por uma pessoa que atendi, era de ter preguiça para sair de casa sempre que as amigas a convidavam para algum programa noturno. Em terapia descobrimos que essa paciente encobria um medo que ela tinha de sair à noite por conta de um trauma que havia sofrido anos atrás.

A preguiça é uma esquiva de algo. Se compreendemos do que estamos nos esquivando, podemos buscar uma estratégia para lidar com essa questão, e então, a preguiça não mais fará sentido.

Continua após publicidade

Poderemos ou não mais senti-la ou perceber que se ela se mantém lá é por que continua sinalizando algo que não pode ser ignorado, como por exemplo, não querer ir a uma festa porque se está cansado (“com preguiça”). Essa informação é real e precisa ser respeitada; se forçar em ignorá-lá poderá não gerar bons resultados.

Sabendo portanto, que a preguiça é um sintoma, cabe a pessoa se questionar o que pode estar na raiz da mesma ou ainda do que se está fugindo. Essa informação será essencial para poder traçar uma boa estratégia de como lidar com ela, ao invés de ficar se culpabilizando ou se cobrando por sentir preguiça.

 

Continua após publicidade