Por que você tem uma relação genuína de amor com o seu pet? Por que você consegue ser, NATURALMENTE, você mesmo(a), sem máscaras, sem precisar se adaptar a nenhuma situação?
O que nos faz deixar de agir espontaneamente, na nossa Criança Natural, para entrarmos no nosso enredo da Criança Adaptada, é a crença de que “temos que cumprir expectativas externas para sermos amados.”
Durante nossas interações com outras pessoas, estamos atentos a qualquer sinal que nos leva ao medo da rejeição. Diante deste sinal, imediatamente nossa defesa é acionada e repetimos o comportamento que foi condicionado na nossa infância. É um gatilho que nos tira do momento presente para garantir nossa aceitação.
Como todos temos um enredo, nessas interações vamos confirmando nossas fantasias e reforçando nossas Posições Existenciais através dos Jogos Psicológicos.
Este mecanismo torna os seres humanos, experts em viver e realizar as ilusões criadas na primeira infância e arquivadas no inconsciente.
Quando estamos numa relação segura, onde não nos sentimos em risco de sermos julgados, ou rejeitados, não precisamos acionar esse mecanismo e expressamos nossa Criança Natural essencialmente amorosa. É onde vivemos com intimidade, somos quem somos, sem máscaras, livres para amar.
Amor pelo seu pet: ensinamento
O melhor exemplo desse espaço seguro, são provavelmente nossas relações com animais de estimação, nossos pets, que manifestam seu amor incondicional sem julgamentos, livres de condições, porque esperam apenas essa troca amorosa. Eles nos permitem resgatar essa essência confiante de que temos tudo o que precisamos internamente.
Por isso são tão curativos para situações onde há dificuldades de se expressar o Amor. E você, já se permitiu viver essa relação tão genuína?…