por Elisandra Vilella G. Sé
O fenômeno do envelhecimento é cada vez mais evidente na sociedade e no mundo. Estima-se que no Brasil, em 2025, teremos mais de 30 milhões de pessoas idosas, o que corresponderá a 15% da população total.
Esse fenômeno demográfico está associado ao aumento da expectativa de vida, decorrentes de muitos outros aspectos.
No entanto, é impossível visualizar uma sociedade envelhecida sem o acesso aos avanços das ciências em geral, principalmente a ciência da informação e as novas tecnologias. Esse mundo informatizado e suas tecnologias são o novo desafio para os próximos séculos, especialmente para as pessoas que envelhecem. Elas têm de aprender a manusear, se integrar e utilizar diversos equipamentos, computadores, acessar a internet…
Atualmente já é muito comum encontrar pessoas idosas utilizando o computador e acessando a internet, embora ainda exista uma parcela de idosos que está distante dessa tecnologia devido a dificuldades econômicas e também culturais.
A internet é uma potente forma de recriarmos o meio, pois é um prolongamento do nosso discurso. A informática e a internet podem gerar diferenças cada vez maiores entre as comunidades humanas através da centralização e estocagem de informação, da *relação assimétrica, da passividade, mas também pode gerar uma maior participação dos usuários mediada pela sua intensa distribuição, formação de redes comunicativas, contatos e atualização imediata com outras culturas. Não se trata apenas de um instrumento instrucional na educação, é também uma **ferramenta de gerador de pontes entre grupos humanos. O bom uso dessa ferramenta dependerá da capacidade de crítica e adequação de cada sociedade ao absorvê-la.
O que o idoso procura na internet?
No que diz respeito aos internautas idosos, uma pesquisa realizada com esse segmento populacional na Universidade de Brasília pela jornalista e doutora em sociologia Janara Souza (2009), que procurou investigar o que mais atraía os idosos na internet, revelou o seguinte:
– aumentar as relações sociais por meio das salas de bate-papo;
– busca de novas amizades;
– trocas de receitas e outros conteúdos;
– namorar;
– momentos de descontração;
– melhoria da autoestima.
Esses foram os fatores mais relatados pelos internautas idosos.
A internet é vista como um espaço importante de interação que pode minimizar a exclusão social e a solidão.
São muitas as ferramentas disponíveis hoje na internet para que a pessoa não se sinta sozinha e excluída da sociedade. Veja alguma delas:
– A conectividade com o meio digital amplia a rede de sociabilidade e interação das pessoas de todas as idades com amigos e familiares por meio das salas de bate-papo, salas de amizades,
– Interação social através de troca de e-mails, postagem de documentos, textos, fotos, testemunhos num blog pessoal, comentários no blog de um amigo;
– Contatos através de messenger (MSN), recados em comunidades virtuais, mensagens instantâneas;
– E por fim compartilhar conteúdos, realizar compras online, conversar e solicitar dúvidas com colunistas e bate-papo com profissionais ao término de programas de TV.
Todas essas ferramentas disponíveis e o uso efetivo delas além de favorecer a interação, a ***intersubjetividade com o compartilhar de experiências, as trocas de emoções positivas, a reciprocidade, mantém a mente ativa, aumenta a aquisição de novos conhecimentos, a capacidade de aprendizado, aprimora a memória e a linguagem.
Essas tarefas são desafiadoras para a mente e também contribuem para uma maior autonomia da identidade e autoestima das pessoas idosas.
A internet propicia a esse segmento a oportunidade de manter seu discurso e identidade, tornando o ativo na produção de conteúdos. Eles se tornam consumidores, críticos e se aproximam com mais facilidade de outras gerações.
Sendo assim, torna-se importante oportunizar o idoso para o uso dessas tecnologias, ajudando-o na compreensão de suas constantes atualizações. Essa participação reintegra o idoso na sociedade de modo produtivo e criativo.
* Relação assimétrica: que não tem interação face a face, igual a uma relação normal entre duas pessoas; uma pessoa usando o computador torna-se passiva, não age em relação no outro, só recebe informações.
** Ferramenta de gerador de pontes entre grupos humanos: uma forma de criar amizades, relações sociais virtuais entre comunidades, grupos de estudos… Por ex. estudos por computador, orkut, facebook, conversas em grupo em salas de bate-papo…
*** Favorece trocas de experiências entre pessoas, as relações subjetivas, por exemplo, quando alguém começa a namorar por computador.