por Simone Sarti
Resposta: BCAA ou Branched Chain Amino Acid, são aminoácidos de cadeia ramificada. Sua estrutura é no formato de uma capa bifurcada parecida com ramificações (daí o nome “cadeia ramificada”).
Os aminoácidos são unidades que formam a proteína, principal componente do tecido muscular. Eles são necessários para manutenção de funções vitais e principalmente para a construção do músculo.
São mais de 20 tipos e nosso corpo pode produzir quase todos, com exceção de 8 deles que devem ser adquiridos através da alimentação. Esses são os chamados aminoácidos essenciais e entre eles há três que são os de cadeia ramificada chamados leucina, isoleucina e valina.
Os aminoácidos são requisitados pelo organismo durante um exercício intenso ou um momento de estresse.
No momento do treino é preciso que haja os nutrientes necessários para abastecer o organismo, pois há uma demanda muito grande por energia.
Disponibilizando os BCAAs nesse momento, você evita que o organismo “roube” os aminoácidos que estão no músculo, causando perda de massa muscular.
A maioria dos estudos sugere que a suplementação com os BCAA provoca um aumento na síntese protéica, diminui o catabolismo (quebra de proteínas do tecido muscular para obtenção de energia) e melhora a performance.
As doses devem ser sempre recomendadas por um nutricionista, pois o excesso pode causar problemas gastrointestinais e pode comprometer a absorção de outros aminoácidos.